A Prefeitura de Londrina entregará 5 mil aparelhos tablet para 141 unidades da rede municipal de ensino, abrangendo todas as 88 escolas municipais, os 33 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e 20 CEIs (Centros de Educação Infantil) filantrópicos conveniados. O investimento total de aproximadamente R$ 21 milhões será feito com recursos próprios municipais, distribuídos ao longo de 36 meses.

A entrega dos tablets, todos do modelo Galaxy Tab A7 Lite da Samsung, foi iniciada em uma cerimônia na Escola Municipal Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti, com a presença do prefeito Marcelo Belinati e da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes. Nesse evento, 22 unidades receberam os tablets, enquanto o restante será agendado para retirada na sede da CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento).

Os tablets contarão com acesso à internet, permitindo que os alunos pesquisem informações e acessem materiais educacionais interativos. O objetivo é modernizar os processos pedagógicos e melhorar a qualidade da educação na rede municipal, usando aplicativos e plataformas educacionais, além de permitir que os estudantes se tornem protagonistas no processo de aprendizagem.

Os equipamentos serão destinados aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos), seguindo um cronograma organizado pelas escolas. Também haverá distribuição de celulares para a Educação Especial da rede. Todos os tablets serão gerenciados remotamente por meio de uma plataforma de gestão, possibilitando o acompanhamento do uso dos dispositivos e garantindo um ambiente seguro de aprendizagem. A assistência técnica e manutenção também serão asseguradas para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que essa iniciativa representa um avanço significativo para a educação em Londrina, que já recebeu diversas melhorias nos últimos anos, incluindo reformas em unidades escolares e melhorias na merenda. "Estamos em um outro patamar, utilizando a tecnologia para dar melhores condições para os professores ministrarem o conteúdo pedagógico aos alunos e isso vai contribuir muito com a qualidade do ensino”, disse.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ressaltou que os tablets já possuem todos os aplicativos e ferramentas necessárias para serem utilizados em sala de aula, enriquecendo o trabalho dos professores e proporcionando uma educação mais dinâmica.

Além da entrega dos tablets, a Prefeitura de Londrina também entregou oficialmente as obras de reforma da Escola Municipal Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti, que recebeu melhorias em várias áreas, incluindo pintura, restauração de piso, estacionamento, entre outras, além de um parque infantil e uma parede de escalada. A escola atende 270 alunos do P4 ao 5° ano.

Para presidente da CTD, Luciano Kuhl, a tecnologia é transversal e na área da educação não pode ser diferente. “A Prefeitura solicitar à CTD o que há de melhor em equipamentos para a educação, que são estes tablets, significa beneficiar milhares de crianças e professores em Londrina. E não só com estes equipamentos, como outros que virão, que vão conectar com estes tablets, como lousas digitais e totens de segurança. Importante ressaltar que estes equipamentos serão todos gerenciados, anulando a possibilidade de haver qualquer tipo de conteúdo que não seja educativo”, frisou. (Com informações do N.Com)