Alunos do Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), localizado na região central, receberam prêmios ontem à tarde pela participação num programa de desarmamento coordenado pela direção da escola e pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Nos últimos meses, cerca de 1.500 estudantes do período da tarde, da 1 à 8 série, assistiram aulas sobre a necessidade de evitar o uso de armas. Desde agosto, os alunos entregaram cerca de 200 armas de brinquedo à direção do IEEL. Somente ontem, 30 armas foram entregues, entre facas, pistolas e revólveres de plástico. Um dos brinquedos impressionou o capitão Luiz Carlos Deliberador: a arma falsa era quase idêntica a pistola 380 que ele usa. ''Alguns brinquedos se parecem tanto com armas de verdade que chegam a ser usados em assaltos'', comentou o capitão.
A diretora do IEEL, Rosicler Bueno, enfatizou o objetivo da campanha. ''Desenvolvemos a conscientização dos alunos sobre o problema da violência. Essa iniciativa ajudou a diminuir a agressividade de algumas crianças e incentivou o respeito pelos colegas. E os alunos também levaram a mensagem do desarmamento para os pais'', comemorou ela.
Os alunos que entregaram as armas de brinquedo concorreram em sorteios de vídeo-games (enviados pela Receita Federal) e mochilas. Fernanda Toracio, 10 anos, estudante da 4 série, ganhou um dos jogos eletrônicos. ''Trouxe um revólver de plástico cinza, do meu irmão mais novo. Nem sei como ele conseguiu o brinquedo. Minha mãe é contra e sempre escondia a arma pra gente não pegar'', disse a menina.
Ironia das ironias, os vídeo-games sorteados tinham entre seus acessórios pistolas de brinquedo, para jogos de tiro. A tenente Roberta Mildemberger Reina, que discursou durante a entrega dos prêmios, não considerou que houve incoerência. ''No trabalho com os alunos, enfatizamos a separação entre ficção e realidade. As crianças sabem a diferença entre atingir um bichinho na TV e a violência de verdade''. A tenente explicou que o projeto realizado no IEEL deve ser levado a outras escolas em 2004.
No final de setembro, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei proibindo a comercialização de armas de brinquedo na cidade. Quem desobedecer estará sujeito a advertência, multa de um salário mínimo e cassação de licença, em caso de reincidência.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o governador Roberto Requião (PMDB) deve receber hoje o decreto que vai regulamentar a lei 14.171, que institui o pagamento de um bônus de R$ 100,00 para cada arma ilegal entregue nas delegacias. Segundo informações do 5º BPM, a polícia havia apreendido 480 armas na região de Londrina até o dia 19 de novembro, desde o início de 2003. Em todo o ano de 2002, foram 547 armas apreendidas.

mockup