Dois mil adolescentes reuniram-se durante todo o dia de ontem no ginásio de esportes do Colégio Marista, Jardim Dom Bosco (zona oeste de Londrina), para discutir a violência que atinge diretamente os jovens. No sábado, mais um adolescente foi vítima de homicídio na cidade (veja texto nesta página). A Pastoral do Adolescente coordenou a 8 Concentração de Jovens, que acontece todo ano.
O evento teve a participação de vários grupos da Igreja de Londrina e região. ''Nós abordamos os problemas sociais, a violência e a importância dos adolescentes para o futuro do País'', afirmou a coordenadora de eventos da Pastoral, Josiane Ribeiro dos Santos.
Para conscientizar os adolescentes, houve ''momentos de formação'', com palestras, peças teatrais e apresentação de dados estatísticos. ''Somente este ano, até o mês de agosto, 27 adolescentes foram mortos'', lamentou Josiane.
O estudante Walber Gonçalves, 14 anos, que participava do encontro, acredita que a melhor forma de acabar com a violência é dando oportunidades para as pessoas. ''Muitas vezes a sociedade discrimina as pessoas, principalmente as da periferia, quando o que elas precisam é de uma chance'', opinou. Ele sugere que existam mais escolas e policiamento e projetos de educação, esporte e cultura. Para Denise Cristina Marinho, 17, é necessário tirar as crianças das ruas e tratá-las de forma mais humana.

mockup