Escola Oficina entra o ano sem dinheiro e fechada
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 01 de janeiro de 2001
Érika Pelegrino De Londrina 
A falta de recursos obrigou a Associação da Criança e do Adolescente de Londrina (Acalon) a fechar a Escola Oficina durante o mês de janeiro. Os funcionários receberam férias coletivas e os 190 adolescentes e crianças foram dispensados das atividades. Segundo a presidente da Acalon, Leozita Baggio Vieira o objetivo é economizar. A prefeitura deve para a instituição mais de R$ 30 mil referentes aos pães comprados da padaria da Escola Oficina.
Dos R$ 7.188,00 mensais repassados através de contrato de parceria, a prefeitura deve ainda 30% do mês de novembro e o mês de dezembro integral. Diante da situação, a saída encontrada pela instituição foi dar férias coletivas para os 30 funcionários, com exceção de quatro que permanecem na padaria e na lavanderia.
Durante este período estaremos entrando em contato com empresários e a sociedade civil na busca de apoio para o funcionamento da escola, disse Leozita Vieira. Dependendo do resultado, uma assembléia no dia 23 de janeiro irá definir os rumos da escola. Se não conseguirmos respaldo financeiro concreto corremos o risco de fechar, afirmou.
Segundo ela, as crianças e adolescentes atendidas pela escola vivem em situação de risco mendicância, prostituição, uso de drogas, infrações. Durante o período em que a escola estiver de férias aqueles que são novatos no atendimento correm o risco de voltar a estas atividades.


