A faixa fixada no portão de entrada marca a conquista da Escola Municipal Corveta Camaquã, que obteve o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de 8,1, em toda a rede municipal de Educação. Localizada na zona oeste de Londrina, a escola vem desde 2005 superando os resultados a cada ano. Na primeira edição, a instituição obteve nota 6,1.

O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), também conhecida como Prova Brasil, com aplicação de provas em língua portuguesa e matemática.

Imagem ilustrativa da imagem Escola na zona oeste de Londrina conquista o 1° lugar no Ideb na rede municipal
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

“Recebemos o resultado com muita alegria e surpresa porque todas as escolas no País, de maneira geral, tiveram uma queda no índice, até pelo fato de que todos foram impactados pela pandemia da Covid-19. Isso só reforça o quanto nossas equipes trabalharam arduamente em tempos difíceis. É realmente uma grande vitória”, comenta a diretora Nivea Maria Pedrosa.

A Escola Municipal Corveta Camaquã possui 245 alunos matriculados em turmas do P4 ao 5° ano e 27 professores. Uma delas é Márcia Yara dos Santos Massari, que em 2021 deu aulas para o 5° ano e falou o quanto a participação da família foi importante no desempenho dos alunos. “Como professora, as aulas remotas foram muito desafiadoras, mas também foi um despertar para muitos pais em relação à consciência escolar. Acho que o resultado do Ideb é o reconhecimento de um esforço coletivo”, diz.

PROJETOS DE LEITURA

A diretora destaca que o alto índice que a escola conquistou nesta edição é o reflexo também de um trabalho desenvolvido desde o P4. “Nossos alunos entram na escola e a turma praticamente se mantém a mesma até o 5° ano e nossa escola foca muito no incentivo à leitura. A criança leitora não só lê como interpreta e constrói um pensamento mais crítico”, afirma.

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| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A escola trabalha com projetos de leitura como o “Magia da Leitura”, em que os alunos desde o P4 fazem a leitura de livros junto com os pais e registram a experiência em um diário. No final de cada semana, esses registros são apresentados em sala de aula. “É um apoio na alfabetização, no prazer da leitura e no envolvimento familiar no aprendizado de cada aluno. Para os alunos do 4° e 5° ano, essa prática já tem, inclusive, peso de nota”, completa.

No mês de novembro também é realizada a Gincana Literária, em que estudantes de diferentes turmas formam equipes para participar de atividades e brincadeiras relacionadas a um tema. “Em outubro também promovemos a Semana da Leitura, que envolve toda a comunidade escolar. A cada dia, uma professora faz a contação de história para todos os alunos e funcionários da escola. No último dia, convidamos os pais para este momento de leitura”, explica a coordenadora pedagógica Andréia Carvalho Moura.

A diretora Nivea Maria Pedrosa e a coordenadora pedagógica Andréia Carvalho Moura
A diretora Nivea Maria Pedrosa e a coordenadora pedagógica Andréia Carvalho Moura | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Ela faz questão de lembrar que muitos dos alunos que frequentaram a escola foram aprovados no Colégio da Polícia Militar de Londrina, conquistando inclusive a medalha de ouro na Prova Paraná, que avalia o desempenho de estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e alunos da 3ª e 4ª série do ensino médio regular das redes públicas estadual e municipais.

QUALIDADE DO ENSINO

Utilizando dados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, o Ideb nacional monitora, em todos os estados e Distrito Federal, a qualidade do Ensino Fundamental, dividido em séries iniciais e finais, e do Ensino Médio. Seu resultado varia de 0 a 10, sendo que quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.

O resultado referente ao ano de 2021 foi divulgado na sexta-feira (16), e coloca Londrina em evidência, de forma geral. A rede municipal de educação atingiu o índice 6,4 para os Anos Iniciais do ensino fundamental, enquanto que o Ideb nacional foi de 5,8 e do Paraná foi de 6,2. As provas foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, para alunos matriculados no 5° ano da rede municipal.

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No Ideb 2021, os alunos do 1° ao 5° ano da rede municipal de Londrina registraram uma taxa de aprovação de 97,1 mais a nota Saeb de 6,6. “A nota do Saeb é efetivamente o que os alunos sabem de língua portuguesa e matemática, que são os conteúdos avaliados. E a taxa de aprovação significa que, a cada 100 alunos, 97 foram aprovados”, explicou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Apesar de se manter acima da média estadual e nacional, Londrina registrou índice inferior ao obtido na avaliação anterior, que foi de 6,8 no Ideb 2019. Essa redução nos indicadores foi observada em praticamente todos os municípios do Brasil. Segundo o Ministério da Educação, as atividades escolares de 2020 e 2021 sofreram muitos impactos pela pandemia do novo coronavírus, incluindo a suspensão das aulas presenciais.

A secretária municipal de Educação comenta que em Londrina, a rede de ensino optou por utilizar técnicas de recomposição da aprendizagem, alterando a dinâmica das unidades escolares diante das dificuldades enfrentadas pelos alunos. “Nesse contexto de pandemia, recebemos o resultado do Ideb com muita tranquilidade, apesar de ter uma queda. A gente ficou sem aulas presenciais de março de 2020 até o segundo semestre de 2021. Então a gente reconhece o trabalho que cada professor fez, pois apesar de os alunos ficarem sem aulas presenciais e de tudo o que ocorreu nessa pandemia, tivemos uma queda muito pequena na aprendizagem”, enfatizou.

Além da Corveta Camaquã, as escolas Zumbi dos Palmares, Joaquim Pereira Mendes, Elias Kauam, Professor Juliano Stinghen e Sônia Parreira Debei também evoluíram no ranking do Ideb nesta edição de 2021. (Com N.Com)

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