DivulgaçãoNA PRÁTICACrianças de escolas de 1º e 2º graus recebem noções de comportamento no trânsitoA Escola Prática Educativa de Trânsito mantida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), destinada ao ensino do comportamento no trânsito, para estudantes do primeiro e segundo graus, ganhou mais um prêmio internacional. Desta vez concedido pelo Institute Road Federation, do Canadá, órgão pertencente ao Instituto Pan-americano de Carreteras, sediado na Califórnia (EUA).
A distinção se deu na categoria ‘‘Educação de Trânsito, Fatores’’, que dá ênfase especial na segurança do trânsito. Em 1978, a escola ganhou medalha de ouro na Suíça, como o melhor projeto do ano na área da Educação para o Trânsito. Venceu, na época, 130 países concorrentes. Em 1990, foi classificada como ‘‘Destaque do Ano’’ no Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.
Passaram pela escola do DER, desde sua criação em 1975, mais de 500 mil estudantes. No ano passado foram 62 mil. O serviço atende, além das crianças da capital e região metropolitana, também as de Cascavel, Maringá, Francisco Beltrão e Pato Branco, através de suas unidades locais. Outras cidades, em breve, deverão fazer parte do serviço.
O curso dura um dia inteiro. A escola, situada numa área de 4.500 metros quadrados, possui anfiteatro e um pátio onde são reproduzidos alguns dos pontos mais críticos da cidade. Com a orientação de professores, os estudantes simulam experiências reais do dia-a-dia, como atravessar as canaletas dos ônibus expressos. A parte teórica inclui sinalização, espaços de veículos e pedestres, como andar nas ruas com e sem calçadas, e atravessar somente nas faixas de segurança.
São orientados ainda quanto ao uso do cinto de segurança e o uso de bicicletas. Participam das aulas professores da Secretaria de Educação (do município e do Estado) e policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária. Ano passado, a pedido da Funai, foram ministrados cursos a crianças indígenas das reservas de Mangueirinha e Guarapuava. Também é dado atendimento especial a excepcionais e à guarda-mirim.

mockup