Projeto foi transformado em realidade após a colaboração de alunos, professores e demais funcionários
Projeto foi transformado em realidade após a colaboração de alunos, professores e demais funcionários | Foto: Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O ponto de ônibus que ganhou uma pintura divertida e que remete a um cômodo de casa, na entrada de Cambé (Região Metropolitana de Cambé), recebeu um novo item. Uma geladeira foi colocada nesta semana, só que ao invés de alimentos o utensílio doméstico guarda livros com a intenção de saciar outra fome: a de leitura. O projeto “Valorizando o Saber” é uma iniciativa da Escola Estadual São José.

Segundo a diretora da instituição, a única de ensino integral da cidade, a ideia era antiga e faz parte de outras iniciativas desenvolvidas na área da leitura. “Tínhamos grupos de pequenos poetas e sempre falamos da necessidade de levar cultura e leitura para a população. Na nossa biblioteca, todos os anos homenageamos escritores brasileiros. Em 2019 foi Cora Coralina”, destacou Fátima Mandelli, que também integra a Academia de Letras de Londrina.

A intenção foi transformada em realidade com a colaboração de alunos, professores e demais funcionários da escola. “Uma geladeira estragou em casa e pensei que tinha chegado a hora deste gesto. Alunos e professores haviam doados livros. Então, alguns funcionários foram em casa, ajudaram a encapar a geladeira e o um rapaz de um ferro-velho veio trazer uma porta e já pedimos para ele levar a geladeira até ao ponto”, contou.

A geladeira para leitura dispõe de enciclopédia, obras sobre educação e de motivação, gibis, revistas e Bíblia. Após ler enquanto aguarda o ônibus, o passageiro deve devolver o livro. “O saber não ocupa espaço. Quando se lê melhora o pensamento, a fala, a mente fica mais livre. A leitura é imprescindível e não tem preço, pois, é de extrema importância”, recomendou.

MAIS ATRAENTE

A prefeitura autorizou a instalação. O ponto de ônibus com o cenário colorido e aconchegante foi reformado no começo do ano pela proprietária de um posto de combustíveis que fica próximo ao lugar. A obra foi feita por artistas londrinenses e em dois pontos de parada do transporte coletivo. Com o projeto de leitura, o espaço ficou ainda mais atraente e vem agradando usuários e quem passa pela rodovia Doutor Jacídio Correia.

“Fiquei muito feliz com esta iniciativa. Amo ler e adoro incentivar a leitura. Já é um local com estética diferente, mais atrativo. A direção da escola também falou comigo e colocaram a geladeira. Queremos colaborar, porque já vimos que o pessoal que espera o ônibus está manuseando”, ressaltou Mila Bearzi, proprietário do posto Opala 29, que promoveu as melhorias pelo programa “Amigos da Praça”, da prefeitura.

CUIDADO

A Escola Estadual São José, de Cambé, conta com 220 alunos matriculados, do 6º ao 9º ano, de diversas regiões do município. Eles permanecem na unidade nove horas por dia, das 7h30 às 16h30. Atualmente, as aulas estão remotas. As pessoas que desejarem colaborar doando livros podem procurar diretamente a instituição. Fátima Mandelli disse que a expectativa é de que a comunidade cuide da geladeira de leitura.

“Se a cidade é bonita, as pessoas não vão vandalizar. Na bandeira da escola e uniforme dos alunos trazemos uma frase que resume isso: ‘tratar a todos como você gostaria de ser tratado’. Na escola plantamos flores, os estudantes devolvem uma moeda se acharem. A educação é semente fértil que fecunda a humanização em solos ressequidos. Tem que ser valorizada”, incentivou.

SERVIÇO - A Escola Estadual São José fica na rua Fortaleza, 366; fone (43) 3254-7888