Escola grafita muro
para evitar pichação
Um grupo de grafiteiros está dando novas cores ao muro da Escola Municipal Cidônio Muralha, na Cidade Industrial. São 40 metros de muro lateral que serão grafitados nos próximos dias. Serão utilizadas 18 latas de spray e 18 bisnagas de tinta. Os 10 grafiteiros responsáveis pela ação são da comunidade da região. A idéia é aliar a arte dos grafiteiros e ao mesmo tempo inibir a ação dos pichadores e vândalos.
O tema do grafite, que irá compor um grande painel, divide-se em três: os 500 anos do Brasil, o futuro do Brasil e um manifesto contra a violência e as drogas. ‘‘Com esse trabalho nós envolvemos toda a comunidade em torno do projeto, abrimos um espaço para a criatividade das pessoas e também fazemos os moradores sentirem-se donos da escola, ajudando assim a preservá-la’’, disse Taís Gusso Bozza, 40, diretora da escola.
A escola Cidônio Muralha tem mil alunos matriculados no ensino fundamental de 1ª a 4ª série, e mais 80 alunos no ensino especial à noite. Bozza lembra que o fato de manter a escola aberta aos finais de semana, abrindo mais uma opção de lazer para os moradores, tem sido um dos fatores positivos da região.‘‘Queremos integrar as pessoas, e no caso dos grafiteiros, utilizar essa arte para aproximar mais a comunidade’’. (J.C.L.)