A manhã de domingo (29) foi de muito calor e animação para diversos atletas de Londrina que participaram de uma peneira com representantes da Academia Sporting Leões. A seletiva foi realizada no campo do Conjunto Habitacional Luiz de Sá, na zona norte de Londrina, e contou com a participação de cerca de 70 atletas de 7 a 17 anos.

João Pedro Feitosa vem se destacando como goleiro: “Quero agradecer a minha mãe, que sempre me apoiou”
João Pedro Feitosa vem se destacando como goleiro: “Quero agradecer a minha mãe, que sempre me apoiou” | Foto: Jessica Sabbadini

A Academia Sporting Leões é uma escolinha de futebol do Sporting Clube de Portugal, um dos três maiores clubes do país europeu. Os atletas selecionados vão passar por uma nova peneira no Rio de Janeiro nos próximos meses e, se aprovados, poderão participar de um torneio de futebol com a equipe da Academia Sporting Leões na cidade de Braga, em Portugal, no mês de julho.

A peneira foi realizada em parceria com a Copa Londrina de Futebol com Propósito, que é um projeto social que atende crianças e adolescentes do Vista Bela, também na região norte da cidade.

A peneira

Nesta primeira etapa da peneira, em Londrina, 10 atletas se destacaram por suas habilidades individuais e coletivas dentro de campo. Bruno Brito, ex-atleta e coordenador da Academia Sporting Leões, explica que foi feito um trabalho envolvendo diversos aspectos, como raciocínio rápido, coordenação, mobilidade, marcação, velocidade, condução de bola e posicionamento. “Com a combinação de todos os resultados, nós selecionamos os atletas que mais se destacaram para participar de um treinamento de dois dias na sede da Academia Sporting Leões, que fica em Niterói, no Rio de Janeiro”, detalha.

Bruno Brito: coordenador da Academia Sporting Leões
Bruno Brito: coordenador da Academia Sporting Leões | Foto: Jessica Sabbadini

Orestes Gomes da Silva é o responsável pela Copa Londrina de Futebol com Propósito e encabeçou a ação para trazer a peneira para a cidade. Ele conta que dentre os 10 selecionados nesta etapa, 6 treinam no projeto social. “Alguns deles treinam aqui e em outros locais, então já estão tecnicamente mais preparados. Com apenas um ano de projeto, trazer essa peneira é muito gratificante, ainda mais porque a maioria dos aprovados treina aqui com a gente”, ressalta.

Orestes Gomes da Silva, responsável pela Copa Londrina de Futebol com Propósito
Orestes Gomes da Silva, responsável pela Copa Londrina de Futebol com Propósito | Foto: Jessica Sabbadini

Há sete anos no Brasil, a Academia Sporting Leões é uma escolinha do Sporting Clube de Portugal no Brasil e conta com equipes do sub-7 ao sub-20. Segundo Bruno Brito, eles disputam competições nacionais e internacionais. “É feito um trabalho de intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, permitindo que os atletas participem de torneios contra vários clubes da Europa”, ressalta. O clube também realiza peneiras em diversos estados do Brasil.

Uma nova peneira no Rio de Janeiro

Brito explica que os dez selecionados na peneira vão continuar trabalhando nos seus clubes e escolinhas, priorizando o treino funcional e, entre os meses de fevereiro e março, eles vão ser convocados para irem ao Rio de Janeiro para um fim de semana de treinos e avaliações. “Nós queremos ver se os atletas tiveram um crescimento e desenvolvimento nesse período que a gente dá para eles em Londrina. Se eles chegarem lá e mostrarem muito mais do que o que a gente observou aqui, eles vão ser convidados para participar do torneio de julho, em Portugal, que tem duração de 15 dias”, destaca.

A viagem e estadia dos atletas no Rio de Janeiro não é custeada pelo clube. Tanto que o coordenador da Copa Londrina de Futebol com Propósito planeja realizar campanhas para arrecadar dinheiro para os atletas irem ao Rio de Janeiro.

Bruno Brito também destaca que os atletas podem ser contratados por outros clubes brasileiros e até mesmo por equipes europeias, que enviam olheiros para essas competições.

Realização de um sonho

A reportagem da FOLHA conversou com sete selecionados para o Rio de Janeiro, sendo seis do projeto Copa Londrina de Futebol com Propósito. Pedro Henrique Severninin, de 15 anos, atua como meio campista e joga na Portuguesa. Do grupo ouvido pelo jornal, ele é o único selecionado na peneira da Academia Sporting Leões que não faz parte do projeto coordenado por Orestes Gomes da Silva.

Treinando há oito anos, Pedro Henrique Severninin sonha em jogar pelo Flamengo, Manchester United e Real Madrid. “Fiquei muito feliz. Agora é ir para o Rio de Janeiro e focar nos treinos”, conta. Sobre jogar pela seleção, ele confirma sorridente: “É um sonho”.

Pedro Henrique Severninin, meio campista joga na Portuguesa: "Agora é ir para o Rio de Janeiro e focar nos treinos”
Pedro Henrique Severninin, meio campista joga na Portuguesa: "Agora é ir para o Rio de Janeiro e focar nos treinos” | Foto: Jessica Sabbadini

De sonhos o Felipe Vieira, de 16 anos, também entende. Treinando nas categorias de base do Londrina Esporte Clube e, aos sábados, na Copa Londrina de Futebol com Propósito, ele conta que estava muito ansioso para participar da peneira e quase não conseguiu dormir na noite anterior. “Eu dei o meu máximo no campo. Fiz tudo o que tinha que fazer na minha posição. Chegando no Rio de Janeiro não vai ser diferente, vou dar meu máximo também para realizar o meu sonho, que é ser um atleta profissional”, afirma.

Felipe Vieira: "Vou dar meu máximo também para realizar o meu sonho, que é ser um atleta profissional”
Felipe Vieira: "Vou dar meu máximo também para realizar o meu sonho, que é ser um atleta profissional” | Foto: Jessica Sabbadini

Com o nome inspirado em uma dos maiores jogadores da Holanda, Davi Persie, de 12 anos, treina em três lugares diferentes. “Eu estou muito feliz. Antes eu estava muito ansioso, mas depois que entrei em campo melhorou”, conta. No futuro, o sonho é jogar pelo Corinthians, seu time do coração, e vencer o Brasileirão e a Liga dos Campeões.

Davi Persie sonha em jogar no Corinthians e vencer o Brasileirão e a Liga dos Campeões
Davi Persie sonha em jogar no Corinthians e vencer o Brasileirão e a Liga dos Campeões | Foto: Jessica Sabbadini

Igor Trindade de Souza, de 14 anos, treina há três anos. Ele começou no esporte por gostar de futebol e sempre recebeu o apoio dos pais. “Eu quero continuar treinando e vou seguir o meu foco, que é ser jogador de futebol. Eu não vou parar não”, afirma.

Igor Trindade de Souza começou a treinar há três anos: "Vou seguir o meu foco, que é ser jogador de futebol"
Igor Trindade de Souza começou a treinar há três anos: "Vou seguir o meu foco, que é ser jogador de futebol" | Foto: Jessica Sabbadini

Brian Alves Esterço tem 10 anos e treina há cinco. “Quando eu for para o Rio de Janeiro, eu quero melhorar cada vez mais”, conta. João Pedro Feitosa, 14 anos, começou como jogador de linha, mas se destacou como goleiro. Entre os vários agradecimentos, um se destaca: “quero agradecer a minha mãe, que sempre me apoiou”.

Brian Alves Esterço:  “Quando eu for para o Rio de Janeiro, eu quero melhorar cada vez mais”
Brian Alves Esterço: “Quando eu for para o Rio de Janeiro, eu quero melhorar cada vez mais” | Foto: Jessica Sabbadini

Gustavo Alves dos Santos, de 10 anos, treina há cinco anos e garante que o sonho é ser jogador de futebol. “Eu quero jogar no time que Deus mandar, mas eu gosto do Corinthians e do Palmeiras”, assume.