Michele Muller
De Cuririba
Professores e pais dos alunos da Escola Municipal Moradias do Ribeirão, na Vila Santa Helena, em Curitiba, assistiram ontem a uma palestra sobre o perigo das drogas, ministrada pelo vice-presidente e pelo tesoureiro da Associação Paranaense de Estilo de Vida (Apev), Paulo Borges e Júlio Buscarons, respectivamente..
O objetivo foi conscientizá-los de que a dependência, em muitos casos, começa na infância. A palestra teve como base dados do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas (Sebrid) – órgão da Universidade de Campinas. Pesquisas realizadas em 99 mostram que 40% de crianças e adolescentes em idade escolar têm envolvimento com alguma droga.
Ex-dependente, Buscarons disse que o mau relacionamento com os pais é um dos motivos que levam as crianças a buscar conforto em produtos que criam vício. ‘‘Questões que parecem bobas para os adultos, às vezes são consideradas muito sérias pelas crianças. Assim, que elas não recebem o apoio de que precisam, acabam tornando-se vítimas das drogas.’’
O evento foi idealizado pelo advogado Paulo Castor, que há dois anos realiza trabalhos sociais na Vila Santa Helena.