A cena parece repetida, mas faz parte de um problema que virou rotina no Terminal Central de Londrina. Mais uma vez, a escala rolante está sem funcionar. O equipamento estragado está localizado no primeiro lance de degraus de quem sobe do piso inferior para o do meio. A situação está perdurando desde o final de semana, segundo funcionários do lugar.

Uma dificuldade a mais para quem depende do transporte coletivo, principalmente os idosos. “Os degraus são mais altos se comparado como uma escadaria comum, por isso, demanda mais esforço de quem é de idade. É difícil subir, fora o risco de cair aqui, se machucar. Além disso, ficamos até com falta de ar. É muito ruim”, lamentou a aposentada Geralda Vieira.

LEIA TAMBÉM: Ladrões e receptadores de cobre são alvos de operação em Londrina

O estado precário das escadas é alvo de reclamação dos usuários. “Praticamente todo o mês essas escadas dão problema. Tem vez que é um lance, tem outra vez que são dois. Isso é falta de respeito com quem paga o valor da passagem, que não é barato. Cada hora existe uma desculpa, fora o tempo que demora para consertar”, criticou o autônomo João Xavier. A tarifa está em R$ 5,75.

A reportagem apurou que uma peça do corrimão teria apresentado falhas, deixando a escada inoperante. A FOLHA aguarda um posicionamento da prefeitura sobre o assunto. A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informou que “apenas notifica a empresa” que faz a manutenção, que “a peça será trocada por desgaste” e que o conserto está programado.

O presidente da companhia disse que o ideal seria trocar as escadas por novas, no entanto, não deu perspectiva ou prazo para que isso aconteça. “Queremos trocar, porque é um problema crônico. Mas enquanto não temos uma solução definitiva, vamos fazendo a manutenção corretiva e preventiva, porém, algumas vezes não tem como deixar com que não haja problema”, reconheceu Marcelo Cortez. Diariamente, cerca de 35 mil pessoas passam pelo terminal.