Erros em lista de aprovados causam decepção em estudantes
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de janeiro de 1997
Carina Paccola 
Marcos BorgesAntônio Mário: Pensei até em cortar o meu cabelo
Um erro na divulgação da lista de aprovados do vestibular do Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon) causou decepção e revolta em muitos vestibulandos. Da primeira lista divulgada pela Internet na sexta-feira de manhã, no site do Instituto Filadélfia, constavam nomes de candidatos aprovados, que não foram confirmados na relação definitiva divulgada depois pela faculdade.
O técnico em informática Antônio Mário Grosselle Massaro Júnior, que concorreu a uma vaga de Processamento de Dados, conta que às 7 horas de sexta-feira acessou a Internet e viu que havia sido aprovado. Pensei até em cortar o cabelo, diz. Por volta das 10 horas, foi ao Cesulon conferir pessoalmente a lista dos aprovados e seu nome não estava mais lá. Ele afirma ainda que havia 24 pessoas admitidas, com nota zero em História. Depois de reclamarmos, o Cesulon retirou a lista. Às 15 horas, eles apresentaram outra. Alguns que tinham nota zero apareceram com nota 6,4. Outros não voltaram mais à lista.
A grande queixa de Antônio Mário é com a falta de respeito da faculdade. Ele fala que na prova de Química não havia tabelas periódicas suficientes para todos os candidatos. Segundo ele, na sala em que fez a prova, o fiscal avisou que não receberiam tabela períodica. Depois, conversando com uns amigos que também prestaram vestibular, eu disse que se tivesse uma tabela na mão teria acertado mais duas ou três questões de Química e talvez teria sido aprovado. Aí eles disseram que pediram e receberam a tabela para a prova, conta. Para Antônio Mário, o critério deveria ter sido o mesmo para todos. Ou todos deveriam ter recebido a tabela ou ninguém. Quem não recebeu, ficou em desvantagem.
Também candidato a Processamento de Dados, Augusto César Carvalho Machado passou pela mesma situação. Ele conta que consultou o site do Filadélfia às 7 horas da manhã de sexta-feira. Meu nome estava lá. Liguei para todo mundo dizendo que eu tinha passado. Depois, com mais calma, fui consultar novamente a lista e para minha desesperada surpresa meu nome não estava mais lá, diz.
Machado telefonou então para o Cesulon e afirma que ninguém sabia dar resposta. O gerente de informática não estava em nenhum lugar para me dar uma explicação. Segundo Machado, ele resolveu ir até a faculdade e viu que na lista havia aprovados com nota zero. O estudante disse que esperou por 40 minutos até que um funcionário avisou que o resultado oficial sairia às 15 horas e todos deveriam conferir os nomes.
Achei tudo isto um absurdo. Além de ser falta de respeito com os vestibulandos, é falta de responsabilidade e ética profissional revelar um resultado ilusório ou irreal.
Uma candidata ao curso de Enfermagem, que mora em Rolândia e não quis se identificar, conta que telefonou sexta-feira de manhã ao Cesulon e foi informada da sua aprovação. Depois de comemorar com os amigos no centro da cidade, ela telefonou para a faculdade para saber qual a classificação e foi informada que não estava na lista dos aprovados. A mãe da candidata diz que a estudante se decepcionou tanto que ficou de cama durante o final de semana.
O diretor do Instituto Filadélfia, Eliasar Ferreira, foi procurado às 16 horas pela Folha de Londrina e não foi encontrado no Cesulon. A Folha deixou recado com sua secretária, Aline Ferreira Lima. Ela informou que apenas Eliasar poderia dar informações a respeito do vestibular. A Folha tentou ainda falar em seu telefone celular até 18 horas, mas o aparelho estava desligado.


