Época de Páscoa
aumenta número de
menores nas ruasDa Redação
A chegada da Páscoa traz uma preocupação a mais para a Secretaria de Ação Social. Nessa época do ano, aumenta o número de crianças e adolescentes que deixam suas casas e vão para as ruas atrás de ovos de chocolate.
Dados da Ação Social mostram que o número de menores sem vínculo familiar é pequeno, cerca de 15, que moram nas ruas. Já as que têm casa mas por diversos motivos passam o dia e, às vezes, as noites nas ruas, é bem maior: mais de 80.
Além de 13 oficinas nos bairros (projeto Educando, Brincando e Formando Cidadãos), existe também o Pete (projeto de Educação ao Trabalho e à Escola), que hoje emprega 60 adolescentes nas secretarias e autarquias municipais. As educadoras de rua Jeane Terezinha Buzzo Costa e Elsie Machado de Almeida sugerem aos empresários a abertura de vagas. ‘‘Se absorvessem esses trabalhadores que atuam na Prefeitura, e que já estão treinados, teríamos mais vagas para encaminhar os que estão nas ruas’’, diz Jeane.
Elsie de Almeida cita exemplo de um menino abordado pela dupla, que apresentava resistência - ‘‘ele vivia fugindo da gente’’ -, mas depois começou a participar dos projetos e conseguiu uma colocação no mercado de trabalho. ‘‘Ele é o orgulho da gente.’’
(Luka Morais)

mockup