Jacarezinho A cidade de Jacarezinho (Norte Pioneiro) tem duas Academias da Terceira Idade (ATIs) e deve ganhar mais uma nas próximas semanas. Em um mês de funcionamento a academia do bairro Aeroporto já proporcionou a seus usuários mudanças visíveis no comportamento e na saúde, como confessou a dona de casa Loíde Camargo Arendt, 59 anos, que decidiu experimentar os exercícios depois que as amigas contaram sobre a nova academia. ''Estou achando maravilhoso, a gente conversa, dá risada, faz mais colegas'', disse.
Para o chef aposentado Jonas Rédua, 73, os resultados também estão sendo sentidos no bolso. ''Eu tenho problema de coluna e tomava seis comprimidos. Depois que entrei na academia passou pra três e agora eu não tomo mais remédios'', contou. O gasto mensal do aposentado chegava a mais de R$ 115, um valor alto para quem ganha pouco mais de um salário mínimo de aposentadoria.
Ele frequenta a ATI duas vezes por semana e valoriza a iniciativa. ''Eu gosto demais disso aqui, estou desde o começo e só tem me trazido melhoras'', comentou.
A idéia da criação dos aparelhos foi inspirada em ações promovidas por Pequim, na China, em dar condições para que os idosos façam exercícios físicos em espaços públicos. Pesquisas apontam a diminuição de 27% no número de consultas e solicitações de anti-inflamatórios em municípios que adotaram ATIs.
Em Jacarezinho, cada academia é composta por dez aparelhos que ajudam a fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e flexibilidade aos músculos. Segundo a estagiária Fabiana Ramos Forcella, instrutora dos idosos, ''é muito gratificante acompanhar a melhora na vida deles e ver que o objetivo da academia está sendo alcançado''.
O projeto, completa Fabiana, tem por objetivo proporcionar um espaço com aparelhos adaptados às limitações de pessoas idosas, que traga com os exercícios e a convivência com os outros idosos a independência e socialização. ''Aqui eles ficam mais felizes e esse lado emocional se reflete na saúde.''
No total, o Município investiu R$ 57.567,50 na construção das academias - uma no bairro Aeroporto e outra no Centro. A terceira unidade será inaugurada nas próximas semanas na Vila São Pedro. Gratuitas, as ATIs funcionam de segunda a sexta-feira. A idade mínima para participar é 50 anos e as inscrições são feitas no local.

mockup