Entidades devem prestar contas até o fim do mês
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de abril de 2006
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
Uma lei municipal promulgada em novembro do ano passado em Londrina estabelece que todas as entidades classificadas como de utilidade pública têm até o próximo dia 28 de abril para entregar um relatório das atividades realizadas no ano passado à Secretaria Municipal de Governo. Até a tarde de ontem, porém, menos de 3% das cerca de 900 entidades listadas haviam cumprido essa exigência legal.
A gestora de planejamento da secretaria municipal de Governo, Telma Tomioto Terra, alerta que quem não entregar o relatório na data exigida poderá perder o diploma de utilidade pública e perder benefícios. Isso porque o título garante à entidade pleitear e receber recursos públicos nas esferas municipal, estadual e
federal.
O relatório, segundo Telma, é uma maneira que o Município tem de fiscalizar as entidades e de se certificar que elas estão cumprindo a finalidade para a qual foram criadas. Cada entidade deve apresentar seu relatório de forma distinta, já que apenas agora o Município preparou um formulário-padrão para ser preenchido e entregue no próximo ano.
A pouca divulgação que houve da lei e o fato de ter entrado em vigor recentemente podem ter contribuído para que as entidades não se apressassem em cumpri-la. Até ontem, apenas 22 das quase 900 entidades que são consideradas de interesse público em Londrina haviam entregue o documento.
Os relatórios ficarão arquivados na Secretaria Municipal de Governo. Quem tiver dúvidas ou precisar de outras informações, pode entrar em contato através dos telefones 3372-4002, 3372-4010, das 12 às 18 horas.


