Curitiba A intenção manifestada pela APP Sindicato em apoiar a manifestação ontem em Curitiba foi mal recebida pelas entidades estudantis. ''Correu um boato de que a APP iria aproveitar a manifestação dos estudantes para reivindicar reajuste salarial aos professores'', disse o presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Arilton Freres.
''A APP Sindicato tem confundido a opinião pública com a sistemática vinculação da histórica luta pelo passe escolar dos estudantes com as bandeiras economicistas da entidade, portanto, estranhas às organizações estudantis'', informa um trecho da nota oficial divulgada pelas entidades estudantis que organizaram a manifestação no Paraná.
Mas, de acordo com o presidente da APP Sindicato, José Lemos, a única manifestação por parte da entidade prevista ontem se referia à diminuição do tempo de aula de 50 minutos para 30 minutos em protesto por melhores salários, da mesma forma como já havia ocorrido no último dia 14. ''As datas apenas coincidiram'', disse. Segundo Lemos, a redução da jornada foi feita na maior parte das escolas públicas estaduais.
''Em primeiro lugar é preciso deixar evidente que o passe livre já há algum tempo faz parte das proposições e reivindicações da APP'', rebateu a nota de esclarecimento divulgada pela APP. Em relação à mobilização de ontem, a nota informa que a APP foi até procurada por representantes estudantis, que solicitaram o apoio dos professores. ''Os representantes inclusive utilizaram o espaço do Conselho Estadual da APP Sindicato no dia 17 de março para apresentar o pleito'', continua a nota.
Lemos acrescentou que uma paralisação geral dos professores está prevista para acontecer no próximo dia 28. A reivindicação é por melhores salários, aprovação do Plano de Carreira dos Funcionários e melhores condições de trabalho. (C.S.)

mockup