A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (Centro-Norte) confirmou um surto de Covid-19 na Casa de Misericórdia “Resgate de Deus”, que atende pessoas carentes e moradores em situação de rua. São 49 casos confirmados, 6 deles na semana passada e 43 tiveram o resultado positivado nesta quinta-feira (21).

Imagem ilustrativa da imagem Entidade assistencial de Apucarana enfrenta surto de Covid
| Foto: iStock

O diretor-presidente da AMS, Emídio Bachiega, informa que na sexta-feira (15), os responsáveis pela entidade encaminharam ao Pronto Atendimento do Coronavírus 6 pessoas que apresentavam sintomas da Covid-19. Com o resultado os exames positivados, o departamento de Vigilância em Saúde do município, mobilizou os setores de Vigilância Sanitária e a Epidemiologia, que realizaram o teste em massa na entidade.

Foram realizadas 92 coletas de exames no sábado (16) e hoje os resultados chegaram com 43 pessoas positivadas. “Na semana passada realizamos um trabalho de isolamento dos primeiros casos confirmados e hoje esse cuidado foi reforçado para evitar a transmissão do vírus para mais pessoas que vivem neste local”, informa Bachiega.

A direção da AMS vem se reunindo diariamente com os responsáveis pela entidade para adoção de medidas de enfrentamento do surto. Entre elas está a realização de novos testes entre as pessoas que testaram negativo anteriormente.

LEIA TAMBÉM:

- Sesa espera vacinar todos adolescentes contra a Covid até o final do ano

SINTOMAS LEVES

Segundo Bachiega, as 49 pessoas positivadas apresentam sintomas leves, foram medicadas e estão sendo acompanhadas pelos profissionais que atuam no enfrentamento da pandemia. “A Casa da Misericórdia é uma das entidades de abrigo de pessoas na cidade que recebe a equipe de vacinação regularmente. Todos foram imunizados, mas novas pessoas chegam ao local ao qualquer momento”, observa Bachiega.

A Casa de Misericórdia atua desde 2004 no atendimento a pessoas carentes e moradores em situação de rua, fornecendo abrigo, alimentação, cuidados de saúde e higiene pessoal, além de acompanhamento espiritual e religioso. No momento a casa está assistindo uma média de 100 pessoas. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1