Ensino público deixou de oferecer curso
O curso secundário de magistério nas escolas públicas, segundo o Núcleo Regional de Educação de Londrina, começou a ser extinto a partir da implementação do Programa de Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio (Proem), em novembro de 1996.
De forma gradativa, as escolas que aderiram ao Proem não ofertaram mais o magistério. Para quem nutria interesse pelo curso, a opção foi procurar escolas particulares ou então participar das aulas à distância num curso oferecido pelas prefeituras.
No Instituto Estadual de Educação de Londrina (Ieel), a formatura da última turma de magistério aconteceu em 1999. Segundo a coordenadora do Ieel, Hatsuyo Ota, existiam 26 turmas de magistério, com uma média de 40 alunos por sala.
No Colégio Mãe de Deus o curso de magistério é em tempo integral. A irmã Dionéia Lawand, diretora da escola, aponta que a escola tem um diferencial em relação às demais. ''As alunas fazem o colegial e o magistério. Além de cursar o colegial normal, elas também têm aulas de didática, metodologias de ensino e psicologia'', explica. (L.A.)





