A enfermeira Maria Aparecida Walter, que era responsável pelo asilo que funcionava no Jardim do Sol, zona oeste de Londrina, negou ontem em Rio Bom (28 km ao sul de Apucarana) que houvesse irregularidades na casa utilizada para alojar 12 idosos. Ela contestou o laudo da Vigilância Sanitária, que determinou a interdição do local e aplicou uma multa de R$ 15 mil. Maria Aparecida trabalha no Hospital Municipal de Rio Bom.
Conforme argumenta a enfermeira, mais conhecida por dona Cida a casa em Londrina era limpa e bem asseada. ‘‘Mantínhamos uma equipe completa, incluindo três atendentes, enfermeira e uma nutricionista’’, sustenta Maria Aparecida. Ela admite que o único problema era uma escada que representava risco para os velhinhos.
Para ela, a fiscalização ‘‘só o enxerga o lado ruim, parece que têm prazer em prejudicar os outros’’. Maria Aparecida esclareceu que os outros sete idosos que estavam no asilo em Londrina foram entregues para suas famílias. Quanto à casa alugada em Rio Bom, a enfermeira disse que não é um asilo. ‘‘Trata-se da minha casa e estes idosos que não têm família e nem para onde ir, vão morar comigo’’, disse. Ela afirma que ‘‘para isso não é preciso licença do município’’.
Os idosos, segundo ela, gostaram muito do lugar, que é sossegado e tem um grande quintal com pomar. ‘‘O único defeito é que a casa é de madeira’’, assinalou. Maria Aparecida garantiu que, se for necessário, irá providenciar toda a documentação exigida.
Para cuidar dos idosos Maria Aparecida diz que mantém três funcionárias na casa, assegurando roupas de uso pessoal e de cama limpas, além de uma boa alimentação. Para custear as despesas ela utiliza a aposentadoria dos próprios idosos, que recebem um salário mínimo por mês da Previdência Social.
‘‘Não ganho dinheiro com isso, porque todos sabem que esse dinheiro não é suficiente para as despesas e sempre acabo colocando algum do meu bolso’’, garantiu. Ela justifica que este é um trabalho que gosta de fazer.
Ainda na noite de ontem, ela iria reunir-se com o secretário de Saúde de Rio Bom, José Benedito Andrade, para discutir a situação do seu asilo particular. Na manhã de hoje, Andrade e funcionários da Vigilância Sanitária vão vistoriar a casa, situada na Avenida Rio Grande do Sul, próximo ao entreposto da Colari.

mockup