Enfermeira cria equipamento para proteger aréola
O engurgitamento (endurecimento) e as fissuras na aréola dos seios são algumas das principais causas de desmame precoce. Por causa da dor e da dificuldade dos bebês na ''pega'' das mamas ingurgitadas, as mães acabam desistindo da amamentação.
Para amenizar o sofrimento nos primeiros dias, a enfermeira obstétrica Cilene Martins, da Maternidade Municipal, inventou um equipamento simples e eficente. Trata-se de um anel de silicone colocada na aréola que, além de manter o bico do seio amolecido, protege a pele do contato com o tecido das roupas, apressando a cicatrização.
Adriana Aparecida Marçal, 29 anos, estava com os seios sensíveis e machucados. Depois de usar a roldana por algumas horas, já sentia os efeitos positivos do equipamento no aleitamento do pequeno William.
Mãe de três crianças, a dona de casa Fernanda Justino Rodrigues, 29, não quer repetir com o caçula Samuel Fernando, de dois dias, a experiência vivida com os dois meninos mais velhos, que foram amamentados por pouco tempo. ''Tive mastite, com peitos empedrados e febre, e acabei desistindo de amamentar. Por causa disso meus filhos ficam doentes com facilidade.''
Convicta de que o caçula receberá leite materno por um período prolongado, ela espera que a iniciativa contribua para a saúde do pequeno. ''Se tiver tanto leite quanto tive na época dos mais velhos, pretendo até mesmo doar.''
A auxiliar de enfermagem Edicreter Coelho Basso explicou que a coleta de leite é eficiente para evitar problemas causados pela superprodução. As mães que não tiveram seus filhos na instituição também podem procurar o posto para receber oreintações e doar o excedente, que é usado na alimentação de crianças cujas mães ainda não têm produção suficiente. A melhor maneira de retirar o líquido é manualmente, armazenando em vidros fornecidos pela própria maternidade, que recolhe as doações na casa das mães duas vezes por semana. (C.A.)





