Energia elétrica exige atenção
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de novembro de 2011
Érika Gonçalves <br> Reportagem Local
Apertar um botão e acender a luz, abrir a geladeira e encontrar alimentos conservados e água gelada, girar a torneira e ter água quente para o banho são apenas alguns dos confortos que a energia elétrica pode trazer. Entretanto, se mal manipulada traz riscos e pode até causar a morte.
Para conscientizar a população sobre os riscos, é a realizada anualmente a Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica. Nesta 6 edição, a Copel irá promover diversas ações enfatizando o uso seguro da eletricidade.
De acordo com o supervisor do Setor de Segurança da Copel, Marcos Dantas de Oliveira, os principais ítens abordados neste ano serão empinar pipas, trabalho na construção civil, atividades rurais e o furto de energia.
Dados da Fundação Coge, que agrega 67 empresas do setor elétrico mostram que 40% dos acidentes com energia elétrica costumam ser graves ou fatais. Em 2010 foram 304 mortes no Brasil, sendo 16 deles no Paraná. Os acidentes em construções e nas manutenções prediais foram responsáveis por 88 mortes.
De janeiro a outubro de 2011, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas em acidentes com a energia elétrica, na região Norte do Paraná. A maior parte dos acidentes na região ocorre em áreas rurais e na construção civil.
As campanhas, entretanto, conseguiram reduzir o número de mortes em 7% de 2009 para 2010. No Paraná, a redução entre 1998 e 2010 no número de acidentes fatais foi de 61%, caindo de 41 para 16.
Serviço - Escolas ou empresas interessadas em palestras educativas podem entrar em contato com o setor de Comunicação da Copel - Regional Norte, nos telefones: (43) 3293-2057 e (43) 8803-3785