Encontro dos Sem-Terrinha deve reunir mil crianças
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Agência Brasil 
Curitiba - O 8º Encontro Estadual dos Sem-Terrinha, aberto ontem, no Assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (125 km a oeste de Guarapuava), deve reunir mil crianças paranaenses. Até sábado, elas vão discutir temas como Estatuto da Criança do Adolescentes (ECA) e a identidade dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
''A criança que vive em acampamentos tem uma outra visão de mundo. Desenvolve muito cedo a consciência do valor da terra, da produção de alimentos, da importância da participação e da transformação social'', disse o coordenador do Setor de Educação do MST, Alessandro Santos Mariano.
A atividade será realizada juntamente com o 18º Encontro Estadual dos 25 Anos do MST. Segundo o coordenador, será mais uma oportunidade para uma reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente, que, em grande parte, não são respeitados nos acampamentos. A falta de estrutura é apontada como um dos principais problemas.
No Paraná, há atualmente 300 assentamentos, onde vivem cerca de 25 mil famílias e aproximadamente 18 mil crianças de até 14 anos. ''Para atender essas crianças temos cem escolas municipais e 30 estaduais, além de 11 itinerantes, mas a demanda ainda é grande''.
De acordo com Mariano, em alguns assentamentos leva-se até duas horas de ônibus para chegar à escola mais próxima. ''As condições das estradas dificultam o acesso. Um tempo que é roubado da convivência familiar, direito garantido no estatuto.''
Durante o encontro, as crianças irão receber brinquedos novos e usados, além de livros, CDs e DVDs com histórias e filmes infantis, doados durante a Campanha de Arrecadação de Brinquedos para os Sem-Terrinha, realizada semana passada com a participação de pessoas de todo o Estado.
No último dia do encontro, elas vão entregar uma carta à coordenação do MST, expressando suas opiniões e o que significa ser criança no movimento social.


