Encontro aconselha tratamento descentralizado para a Aids
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de maio de 1997
Simone Mattos 
Da Sucursal
Arquivo FolhaJurema Carlin, coordenadora do Programa Estadual de Prevenção à Aids: 3.400 paranaenses infectadosA descentralização das atividades de tratamento e prevenção da Aids realizadas em Curitiba é uma das principais intenções dos organizadores do Primeiro Congresso de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, que se encerra hoje em Colombo, na Região Metropolitana. O congresso está atuando na capacitação dos profissionais locais, já que todos os serviços estão hoje centralizados em Curitiba, explicou o presidente do Núcleo Integrado de Apoio e Prevenção a Aids/DST (Niapa), Jorge Gonçalves. Outro objetivo do congresso, segundo explicou, é chamar atenção das autoridades médicas sobre o crescimento dos casos de Aids.
O encontro está sendo promovido pelo Niapa e pela Organização Pela Vida e conta com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde. Mais de 300 profissionais estão participando do evento. Desde que a doença foi detectada no Brasil, em 1984, cerca de 3.400 paranaenses já desenvolveram a Aids e vários deles se tornaram vítimas fatais do vírus HIV, segundo explicou a coordenadora do Programa Estadual de Prevenção à Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis, Jurema Carlin.
O cálculo da Secretaria da Saúde é de que 60 mil pessoas estejam infectadas no Paraná. Durante sua palestra, realizada ontem, ela mostrou o gráfico de evolução dos casos no Estado. Em 1984, apenas um homem apresentou os sintomas da doença no Paraná. Dez anos depois, 460 homens e 192 mulheres estavam doentes.
Entre janeiro e abril de 1997, 64 homens e 15 mulheres manifestaram a doença. Estamos diminuindo o número de internamentos, graças às novas drogas que vêm sendo descobertas, informou Jurema. Ela explicou que 700 paranaenses recebem mensalmente o novo coquetel completo de drogas, o que representa um custo individual de R$ 1 mil à Secretaria Estadual de Saúde. Além destes, 1.300 doentes recebem outras drogas para o tratamento da Aids.


