Enciclopédia é condenada e se retrata
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de julho de 1997
Paulo Pegoraro Cascavel 
O empresário e ex-vice-prefeito de Cascavel, Assis Gurgacz, 56 anos, é o responsável por um acontecimento raro na história da publicação Enciclopédia Britânica. Reproduzida para todo o mundo a partir de versão original, elaborada na Inglaterra, a enciclopédia foi obrigada a divulgar em jornais e revistas brasileiros de circulação nacional uma retratação.
É que no Livro do Ano 1994, que a enciclopédia publica anualmente com a cronologia de fatos marcantes do ano anterior, Assis Gurgacz é citado na página 51 como um dos mandantes do assassinato do senador Olavo Pires, junto com o governador de Rondônia, Oswaldo Piana, e o vice-governador Assis Canuto.
O crime ocorreu em 1990 e a retratação é resultado de uma ação indenizatória por danos morais impetrada pelo empresário paranaense em 1995. Assis Gurgacz é dono de uma empresa de ônibus em Cascavel que atua no Oeste paranaense e na Amazônia, além de sócio de outras 20 empresas do mesmo ramo em todo o País.
No artigo do Livro do Ano, a enciclopédia trata da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Congresso Nacional para investigar crimes encomendados a pistoleiros profissionais. Segundo a publicação, a chamada CPI da Pistolagem havia apresentado relatório final apontando o governador de Rondônia, Oswaldo Piana, o vice Assis Canuto e o empresário Assis Gurgacz como mandantes do assassinato do senador Olavo Pires.
O senador era um dos candidatos ao governo de Rondônia em 90, havia vencido no primeiro turno e era apontado como o favorito para o segundo. Mas foi assassinado a tiros no dia 16 de outubro. Piana, o concorrente mais próximo, venceu a eleição.
O caso foi investigado pela CPI da Pistolagem em 1993. Embora Piana, Canuto e Gurgacz tenham sido mencionados nas investigações policiais e dos parlamentares, o empresário paranaense não foi incriminado formalmente e seu nome nem chegou a constar do relatório final da CPI.
Na ação que moveu em Cascavel em janeiro de 1995, Gurgacz pediu inicialmente uma indenização de R$ 10 milhões. Segundo o advogado Ramiro de Lima Dias, o processo correu na 3ª Vara Cível e a ação foi julgada procedente pelo juiz Sidney Francisco Martins. O valor, porém, foi reduzido para R$ 3 milhões.
Na sentença, o juiz argumenta que Gurgacz teve a honra injuriada perante seus familiares e tais fatos da forma que foram publicados permanecerão atingindo a várias gerações de sua família, bem como permanecerão por várias gerações nas bibliotecas públicas. A Enciclopédia Britânica tentou transferir o foro do julgamento para São Paulo, onde mantém endereço comercial.
A publicação entrou com recurso contra a sentença e o caso foi parar no Tribunal de Justiça do Paraná, que acabou confirmando a sentença. Segundo disse ontem o advogado Ramiro de Lima Dias, o processo agora se encaminha para o final, definitivamente, porque a Enciclopédia Britânica comunicou que não recorrerá à instância superior e se propôs a um acordo quanto ao valor da indenização, além de publicar a retratação na imprensa nacional.
O advogado não divulgou o valor que está sendo negociado, mas frisou que tudo o que foi acertado é plenamente aceitável. A enciclopédia também publicará retratação no Livro do Ano de 98.
Assis Gurgacz é pioneiro no transporte coletivo no Oeste paranaense - ele começou em 64, com uma jardineira. Em 1976, foi eleito vice-prefeito de Cascavel. A Câmara de Vereadores outorgou há poucos dias o título de Cidadão Honorário, que será entregue ao empresário em novembro, no aniversário de Cascavel.


