O Consórcio Intermunicipal da Bacia Capivara – formado pelos 11 municípios do Norte do Estado que tiveram áreas alagadas com o reservatório da Usina Hidrelétrica de Capivara – e o grupo norte-americano Ducke Energy International (divisão geração Paranapanema) que controla estruturas da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) desde sua privatização, assinam hoje um acordo de parceria para iniciativas de recuperação ambiental, programas conservacionistas e para obras de infra-estrutura na região. A solenidade será no Tribunal de Júri, em Londrina.
A barragem da Hidrelétrica de Capivara – localizada no Paranapanema, rio que divide os Estados de São Paulo e Paraná – ficou pronta há 23 anos e alagou 64 mil hectares de terras férteis, destes 41 mil no Paraná. Na época, a legislação não previa o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), exigência instituída por lei federal em 1986, fato que, segundo o Cibacap, contribuiu para que as consequências da obra fossem mais graves. Os municípios atingidos foram Porecatu, Florestópolis, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Jataizinho, Rancho Alegre, Santa Mariana, Ibiporã, Leópolis, Alvorada do Sul e Sertaneja.
Para garantir melhor qualidade de vida nestas cidades, a Paranapanema apoiará projetos de recuperação de matas ciliares, de criação de um parque estadual, de implementação de programas de educação ambiental, de monitoramento de peixes (com participação de biólogos da UEL), construção de aterros sanitários e usinas de reciclagem e entregas de área de lazer nas áreas urbanas. Além disso, R$ 10,5 milhões serão aplicados na compra de veículos escolares, maquinários para obras, viveiros de mudas e para a manutenção da Cibacap.

mockup