Promover atividades para reduzir o stress dos funcionários e, por consequência, aumentar a produtividade, já não é novidade entre as empresas. Mas a tendência que começou com simples sessões de exercícios físicos se diversificou, e hoje já existem dias inteiros dedicados a ''relaxar'' os empregados.
Em Londrina, a empresa de call center Ask! instituiu a ''Sexta-Feira Anti-Stress'', promovida mensalmente. A cada evento desses, realizados há cerca de um ano e meio, os funcionários são surpreendidos com temas inusitados como o ''Dia do Ridículo'' ou o ''Dia das Pantufas''.
Ontem, a sexta-feira 13 foi considerada um dia de sorte para muitos: foi o ''Dia da Beleza'', promovido em parceria com empresas voltadas à estética.
Fernanda de Castro, 21 anos, técnica em Segurança do Trabalho, tirou uma hora de trabalho para fazer uma escova no cabelo. ''Achei ótimo, porque usualmente não tenho tempo para ir ao cabeleireiro'', comentou.
''Trabalho com a saúde dos funcionários e vejo os resultados dessas atividades diferentes. Eles ficam mais motivados'', afirmou. A monitora Elizabeth Fagion, 42, fez as unhas. ''A gente precisa tirar sempre um tempinho para relaxar, extravasar um pouco'', observou.
De acordo com o assistente de Marketing da Ask!, Estevão Santiago Neto, esse tipo de atividade gera um custo mínimo para as empresas e traz muitos benefícios. ''O pessoal dá risada, quebra a seriedade do local do trabalho, tira um pouco do stress. Melhora para o funcionário e para a empresa'', garante.

mockup