Imagem ilustrativa da imagem Empresa terá que refazer serviços no fundo de vale do Lagoa Dourada
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Há um ano em obras, o fundo de vale do Lagoa Dourada, na zona sul de Londrina, terá os serviços refeitos. Nos últimos dias a prefeitura tem enviado à empresa responsável, que é de Pernambuco, várias notificações apontando a necessidade de corrigir falhas em pontos que já foram executados. A fiscalização da secretaria municipal de Obras e Pavimentação tem encontrado diversos problemas.

Em um dos documentos, por exemplo, a fiscalização informa a empreiteira vencedora da licitação que uma guia de balizamento “encontra-se em grande desconformidade com o previsto em projeto” e que “tal situação, além encontrar divergência com as boas técnicas construtivas, traz iminente risco de acidentes às pessoas que trafegam no local, em especial aquelas com dificuldade de locomoção.” Um outro ofício destaca que o meio-fio foi construído de forma desalinhada e com acabamento ruim.

De acordo com João Verçosa, secretário de Obras e Pavimentação, a própria construtora fará os reparos, sem que isso impacte em custos para os cofres da prefeitura. “Tudo (erros) que estamos levantando eles estão fazendo, sem nenhum custo para o município. Não aceitamos isso. A obra está sendo refeita onde é necessário e esperamos que consigam concluir o atrasado para que seja finalizado”, sustentou.

A ordem de serviço liberando o início da revitalização do espaço foi assinada em março do ano passado, com previsão de entrega em quatro meses. Desde então o município deu cinco aditivos de ampliação do prazo. O último saiu nesta semana, dando mais 45 dias para a continuidade das intervenções. A nova data para entrega ficou em 27 de maio. Por conta dos constantes atrasos foi aberto um processo, que pode culminar em sanções.

Apesar de todos os transtornos, a prefeitura decidiu manter a obra com a mesma empresa. “Com todos os problemas que tivemos no transcorrer da obra a empresa fez uma mudança na responsabilidade técnica. Conversamos com os representantes e trocaram o engenheiro responsável e agora está caminhando. Vieram de Recife para concluir. Verificamos que sob nova supervisão estão conseguindo recuperar o atraso. Tivemos confiança para ela executar o serviço”, defendeu.

DECEPÇÃO

Morando em frente à área desde 1973, o comerciante aposentado Luis da Costa não escondeu a frustração com o que tem acompanhado. “Há 30 anos brigamos por essa obra, porém, está muito mal feito, tudo torto. É um trabalho que custou dinheiro, deveria ser bom. No papel era uma coisa, mas o que vemos é outra”, lamentou. “É uma obra velha que não acabou”, definiu.

Projeto do Zerinho prevê construção de calçada, pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil e recomposição de meio-fio, entre outras melhorias
Projeto do Zerinho prevê construção de calçada, pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil e recomposição de meio-fio, entre outras melhorias | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Outra queixa de quem passa pelo lugar e, principalmente, caminha diariamente é o mato alto que tomou conta do fundo de vale. “Antes cortavam há cada três meses, mas faz mais de um ano que não cortam. Esqueceram de nós”, reclamou Costa. “A impressão que dá é que nunca vão terminar. É só dar uma volta que encontra mais problema do que solução. Não fizeram um novo parque para as crianças”, constatou a diarista Andreia Batista.

Leia também:

Obra de drenagem deve acabar com transtornos na rua Waldyr de Azevedo

ESTÁGIO ATUAL

A reportagem percorreu o espaço e se deparou com grama que foi plantada e já está morta, pontos sem vegetação, calçadas inacabadas e trechos sem piso tátil. A revitalização do Lagoa Dourada, que também é conhecido como “Zerinho”, prevê construção de calçada, pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil e recomposição de meio-fio, entre outras melhorias. “Minha esposa sempre faz caminhada aqui e elogiou bastante. Está bem melhor. Antes estava largado”, afirmou o vendedor de calda de cana Devaldo Messias.

O investimento é de pouco mais de R$ 1,1 milhão, em recursos próprios do município. Atualmente os operários atuam no reforço de um vertedouro da barragem do lago, que não estava previsto no projeto inicial, detalhes em geral e na correção das falhas. “A prefeitura vai fazer o recape, a iluminação em LED está funcionando, a Sema (Secretaria municipal de Ambiente) vai começar a poda e limpeza em geral”, ressaltou João Verçosa.

COMISSÃO

A FOLHA não conseguiu contato com a Universo Empreendimentos. Na Câmara de Vereadores de Londrina há um movimento para criar uma comissão com objetivo de apurar o contrato firmado para a revitalização.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1