Curitiba A Gerdau firmou compromisso com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e promete desativar a estrada construída em sua propriedade em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, considerada área de preservação permanente. No local, funciona a Siderúrgica Guaíra, empresa do grupo gaúcho que produz aço. A siderúrgica utiliza esse acesso para o depósito de chapas de aço.
Conforme denúncia da Organização Não Governamental (ONG) Atmosfera, a siderúrgica estava incorrendo em dois crimes ambientais. O primeiro corresponde à utilização da área não permitida para a estocagem de seus produtos. E o segundo é sobre o escorrimento de cal dolomítico e cal sódico, utilizados na fabrição do aço, no Rio Passaúna. A preocupação da ONG é com a contaminação da represa do Passaúna, que abastece Curitiba.
Em reunião realizada na quarta-feira, o IAP solicitou que a estrada fosse desativada e revitalizada com o plantio de espécies nativas. Para o chefe do IAP em Curitiba, Paulo Roberto Caçola, o uso da estrada não foi considerado falta grave por parte da siderúrgica porque ela vinha usando esse recurso há 20 anos. Com a mudança de legislação ambiental, o traçado da estrada ficou fora dos limites estabelecidos de 30 metros longe do rio. A estrada atual tinha apenas cinco metros de distância do rio.
Como houve consenso entre as partes, o IAP disse que vai esperar o prazo de 60 dias para a desativação total da estrada. Em relação à contaminação, Caçola disse não ser importante. ''Aquilo é lixívia (água da chuva) que carrega os detritos do pátio.'' O IAP informou que fez várias análises de água, mas nada foi encontrado.
Em nota oficial, a Gerdau trata a estrada como uma passagem de circulação interna próxima ao Passaúna e diz que já foi desativada. A nota diz ainda que a empresa cumpre à risca as determinações que visam a preservação do meio ambiente. E que só a Siderúrgica Guaíra já investiu R$ 26,2 milhões na preservação do meio ambiente no Paraná somente nos seis últimos anos. A Guaíra disse que utilizou a estrada, de forma eventual, por pouco tempo. A empresa se comprometeu a avaliar com detalhes recomendações do IAP.

mockup