Empresa espera que Inmetro aprove radares
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 16 de janeiro de 2004
Andréa Lombardo<br> Equipe da Folha 
Curitiba A direção da Consilux empresa responsável pelos radares controladores de velocidade de Curitiba informou, ontem, que não deverá realizar adequações nos equipamentos, apontados como irregulares pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná. A empresa insiste na alegação de que não há nenhuma irregularidade técnica que comprometa o funcionamento dos aparelhos.
A expectativa da Consilux é que o Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) homologue o modelo de instalação dos radares. Oito dos 69 equipamentos instalados em Curitiba foram lacrados pelo Ipem por estarem em desconformidade no que diz respeito à altura das câmeras e sua distância dos sensores.
A Consilux, segundo sua assessoria de imprensa, já havia comunicado o Inmetro sobre os critérios usados na instalação dos radares e encaminhou, ontem, um relatório pedindo a homologação. O Ipem avisou que vai continuar fiscalizando. Depois de terminar a vistoria, o Ipem informou por meio da assessoria de imprensa, que autuará a empresa pelo desrespeito às normas do Inmetro.


