Empresa entrega plano emergencial ao IAP
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de agosto de 2002
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
A direção da empresa de ônibus Expresso Nordeste entregou ontem, à chefia regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Londrina, o plano emergencial para contenção da contaminação por óleo detectada na área da garagem da empresa (região central), cujos resíduos atingiram o Ribeirão Quati, na zona norte da cidade. No início da última semana, a empresa retirou sete toneladas de óleo e água de uma fossa sumidora.
Entretanto, o chefe regional do IAP, Andrew Pinheiro Neto, avaliou que a documentação deverá ser complementada até sexta-feira. ''Faltou o licenciamento ambiental do projeto'', apontou. Enquanto o problema não for contornado, as atividades de lavagem de ônibus e peças estão interditadas.
Também ontem foram concluídas as análises das amostras de água que foram recolhidas numa lagoa nos fundos do Posto Cupim, que fica na PR-445, em Cambé. De acordo com o IAP, as amostras apresentaram carga química elevada e uma concentração de 980 mililitros de óleo para cada litro de água. O IAP pedirá a limpeza do local e a empresa deverá ser autuada.


