A PCPR (Polícia Civil do Paraná) cumpre nesta terça-feira (12) 16 mandados de busca e apreensão contra um grupo apontado como responsável por fraudar uma licitação de medicamentos. As investigações tiveram início na Sesa (Secretaria Estadual de Saúde), que percebeu irregularidades e acionou a PCPR para que investigasse o caso.

O cumprimento dos mandados acontece simultaneamente em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Realeza, Bom Sucesso do Sul e Pinhal do São Bento. A operação conta com o apoio do Ministério Público do Paraná e Vigilância Sanitária.

De acordo com as investigações, a empresa fraudou uma licitação de 6 mil frascos de Imunoglobulina Humana, avaliados em R$ 10,6 milhões. A medicação é indicada para diversos tipos de tratamento como leucemia e doenças autoimunes.

“A Secretaria de Estado da Saúde suspeitou da possível irregularidade na entrega de medicamentos falsos pelo fornecedor", explicou o secretário de Saúde, Beto Preto, acrescentando que acionou de imediato a Polícia Civil. "Pela Sesa, determinamos o recolhimento da totalidade dos lotes nas Regionais de Saúde.”

“A empresa entregou medicamentos falsos, sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, requisito que era obrigatório, conforme constava em edital”, afirma a delegada Aline Manzatto, que está à frente do caso.

Outra irregularidade é que a empresa estrangeira citada no rótulo do produto não produz, distribui ou importa a medicação. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)