Após mais de seis anos de espera, os moradores do distrito de Paiquerê e do patrimônio de Guairacá, na zona rural de Londrina, finalmente deverão ver melhorias na travessia sobre o córrego Água do Gramadinho.

A estrutura foi danificada nas chuvas de 2016, quando diversas passagens e pontes foram destruídas. No caso do trajeto na área rural, parte do asfalto cedeu. Entretanto, no local foi feito um improviso, o que gera incômodo e reclamação dos motoristas.

A principal queixa é com relação a possibilidade de acidentes. “Desde que parte do asfalto foi levada pela água eles deixaram o trânsito em apenas uma pista. Quem vem tem que esperar o outro carro passar, porque do contrário bate de frente. Caminhão, então, nem se fala”, reclamou o agricultor Devaldo Sanches.

Atualmente, 15 blocos de concreto isolam a parte do asfalto arruinada e a sinalização indica o limite que os veículos podem passar. A intenção da prefeitura é construir uma ponte no lugar e a licitação foi finalizada na semana passada. Uma empresa de Maringá (Noroeste) foi a única interessada no certame e será a responsável pelo trabalho, que vai custar R$ 3,3 milhões. A empreiteira é a mesma que fez o viaduto da avenida Dez de Dezembro no cruzamento com a Leste-Oeste.

LEIA TAMBÉM:

+ CMTU vai terceirizar coleta de recicláveis nas residências

+ Centra de Flagrantes de Londrina vai para novo endereço em até 60 dias

Estão previstos em contrato sete meses de intervenções, a partir da assinatura da ordem de serviço. “Está na fase de assinatura do contrato. Devemos finalizá-la até o começo desta semana”, comentou o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti.

O que hoje existe entre o distrito e o patrimônio é uma tubulação de concreto. Será feita uma ponte de concreto armado com seis metros de pista de rolamento. “Atualmente são apenas tubos e terra e por isso ruiu. A ponte vai trazer mais segurança e durabilidade, já que será executada em cima de todas as normas de proteção dos veículos e das pessoas”, destacou Margareth Pongelupe, secretária interina de Obras e Pavimentação.

Imagem ilustrativa da imagem Empresa é contratada para construir ponte entre Paiquerê e Guairacá
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

TENTATIVAS FRUSTRADAS

No início do ano passado, o município licitou a obra duas vezes, porém, em ambas não apareceram empresas dispostas a assumir. Na época, o valor do edital era de R$ 1,7 milhão. “Houve muita variação de preços na construção civil que impactou em algumas licitações. Corrigimos segundo a tabela oficial do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) e deu certo”, explicou Cavazotti.

ESCOAMENTO DA SAFRA

A expectativa é de que a melhoria otimize o escoamento da safra. “Esse caminho é muito utilizado pelos agricultores. Por aqui passa maquinário, caminhões carregados. Do jeito que está só vai destruindo o asfalto, que já está ruim, e oferece risco. Uma ponte vai trazer mais segurança e colocar fim num problema que denunciamos há anos. Tomara que saia tudo dentro do prazo, porque para nós é uma obra importante”, disse o agricultor José Viela.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.