A TCE Engenharia, de Curitiba, justificou o ritmo lento na construção da trincheira no cruzamento da avenida Leste-Oeste com a Rio Branco, na área central de Londrina, pela dificuldade em contratar mão de obra. Na semana passada, a empresa foi notificada pelo município, que listou uma série de problemas que estão atrasando a evolução da obra. Na avaliação do poder público municipal, no atual ritmo a estrutura só ficará pronta daqui 18 meses, período bem maior que o aditivo de seis meses, que vence em julho.

De acordo com a construtora, no documento enviado à secretaria municipal de Obras e Pavimentação e que a reportagem teve acesso, “houve aumento no quadro de funcionários no mês de janeiro e fevereiro”, porém, “ainda está contratando mais colaboradores para a intensificação das novas frentes de serviço”. “Estamos em contato com diversas empresas de recrutamento para a seleção de funcionários”, garantiu.

No ofício da semana passada, o município alertou que a interdição da Rio Branco, entre a Leste-Oeste e a avenida Pandiá Calógeras, foi iniciada em setembro de 2022 e ainda está longe do término. A empreiteira rebateu que os serviços da rede de drenagem e retirada das árvores de grande porte já foram concluídos e que a reconstrução do pavimento está em execução, no entanto, ponderou que “a programação foi afetada pela ocorrência de chuvas dos últimos meses.”

INCONSISTÊNCIAS

A empresa também reclama que houve inconsistência nos projetos das galerias pluviais e na rede de esgoto, com os arquivos não sendo condizentes com as redes existentes. “Os serviços foram paralisados a pedido da prefeitura municipal até a devida compatibilização dos projetos e regularização pela concessionária Sanepar. Por esses motivos, os serviços encontram-se interrompidos até uma manifestação e decisão da prefeitura”, alegou.

VIGAS

A prefeitura tinha cobrado sobre o trabalho de vigas longarinas, que teriam 21 unidades até o começo de novembro de 42 previstas no projeto. A TCE afirmou que “as longarinas se encontram com 23 peças concretadas e mais nove armadas, faltando apenas a sua concretagem”. Disse ainda que está fabricando “mais um jogo para a antecipação da execução, inclusive, priorizado a execução da concretagem dos berços e armaduras das vigas para a finalização das 42 longarinas previstas”.

NOVA NOTIFICAÇÃO

Apesar dos argumentos, a secretaria municipal de Obras notificou a empreiteira mais uma vez por considerar os apontamos insuficientes e reforçou que ela corre o risco de ser alvo de um processo de penalidade administrativa. A pasta cobrou novamente a apresentação do cronograma atualizado da obra e justificativas para o atraso de 75 dias em relação à programação enviada pela própria empresa em setembro do ano passado.

“Os serviços apontados no ofício de resposta como em andamento em nada alteram a situação de atraso da obra. A não apresentação do cronograma e a resposta sem embasamento suficiente ensejará em abertura processo e posterior aplicação das sanções contratuais previstas”, advertiu o secretário municipal de obras, João Verçosa, e os dois engenheiros responsáveis por acompanhar a construção da trincheira. A obra começou em janeiro de 2021, com previsão de término em dois anos. O investimento é de R$ 34,2 milhões.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.