Embaixador visita cidades do Paraná
PUBLICAÇÃO
sábado, 26 de abril de 1997
Lucinéia Parra Sucursal de Maringá 
O embaixador do Japão no Brasil, Chihiro Tsukada, disse ontem em Maringá, que ficou feliz em verificar como os descendentes japoneses vivem no Paraná. Sobre Maringá, especialmente, Tsukada se mostrou encantado pela cidade e disse que os seus moradores levam uma vida aprazível e tranquila. O embaixador chegou em Maringá às 10 horas, acompanhado da embaixatriz Massako Tsukada e do cônsul geral do Japão no Paraná, Hiroshi Inoue.
É a primeira vez que o embaixador visita o interior do Paraná. Anteontem, ele esteve em Goioerê (72 quilômetros de Campo Mourão). Ontem, depois de Maringá, o embaixador e a comitiva que o acompanha seguiram para Rolândia e depois para Londrina, onde foi recepcionado com um jantar na sede da ACEL, tradicional clube fundado pelos descendentes dos japoneses. Hoje ele visita a sede social da ACEL e a Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná. Depois segue para Jataizinho para visitar a família Hoshino, tradicional naquele município. A visita tem o objetivo de solicitar à comunidade nipônica uma recepção calorosa ao imperador Akihito e à imperatriz Michiko. O casal estará no Brasil em junho e deverá visitar Curitiba.
Em Maringá, o embaixador conheceu a Associação Cultural Esportiva de Maringá (Acema), onde constatou todo trabalho realizado pela colônia japonesa na cidade. Estou feliz em ver como os descendentes cultivam a tradição japonesa em Maringá, disse. Em seguida, Tsukada esteve reunido com empresários e políticos de Maringá num almoço de confraternização. O prefeito Jairo Gianoto afirmou que a visita do imperador é importante para o Brasil por demonstrar um relacionamento estreito com o Japão e a possibilidade de novos investimentos no País.


