Em Rio Negro houve polêmica
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quinta-feira, 05 de outubro de 2000
Luciana Pombo De Curitiba
Em Rio Negro, município que fica 109 quilômetros a sudoeste de Curitiba, um projeto de inovação na aprendizagem acabou gerando o protesto dos pais. A iniciativa da professora Carla Borva de Oliveira foi a de aplicar princípios da oralidade em todas as disciplinas. A educadora percebeu que os alunos tinham dificuldades de se expressarem. Para ensinar o português, ela resolveu então pedir para que os alunos declamassem poemas e apresentassem contos. Cada vez aumentávamos a dificuldade do exercício, explicou ela.
Em História, ela começou a usar a dramatização de fatos históricos para fixar a aprendizagem. Mímicas e danças foram feitas em Educação Física e jogos diferenciados para aperfeiçoamento do vocábulo foram aplicados. Enfrentei a resistência dos pais no início que acharam que estavam brincando em sala de aula. Chegaram a reclamar com a diretora, falou Carla.
A inovação que ela aplicou e que lhe valeu o prêmio de Professora Nota Dez da Fundação Victor Civita e da Revista Nova Escola foi a aplicação de uma ficha de auto-correção para os alunos. Eles mesmos são estimulados a avaliarem os resultados apresentados em sala de aula. Os resultados foram fantásticos. A turma está bem unida, melhorou tudo, da tolerância entre eles mesmos até a participação em sala de aula, considerou.
Até os pais adotaram posturas diferentes e estão auxiliando os filhos. Aprendemos que temos que envolver os pais nas atividades e eles estão gostando da idéia, declarou ela.