Um temporal de 15 minutos destelhou casas, alagou diversos bairros da periferia e derrubou árvores em Ponta Grossa. A chuva e os ventos fortes atingiram o município por volta das 15 horas. O trânsito ficou congestionado na área central, com o alagamento de algumas ruas devido a vários bueiros entupidos.
A ocorrência mais grave registrada pela Defesa Civil foi a queda de um pinheiro sobre uma residência, no final da Rua D, no bairro da Ronda. Ninguém ficou ferido. O imóvel foi parcialmente destruído. Nelson Galvão, 52 anos, Maria Galvão, 57 anos, e Cristina Knaczinski, 19 anos, que estavam dentro da casa no momento do acidente, contaram que só levaram um susto.
Os ventos destelharam também parte do prédio do Terminal Rodoviário e a chuva causou alagamento de um hotel que funciona em anexo ao local. O vento ainda derrubou algumas placas publicitárias e arrancou telhas do prédio central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
No final da tarde de ontem, a prefeitura de Ponta Grossa vistoriava a área rural, temendo principalmente pelos prejuízos que possam ter sido causados nas estradas.
Na periferia da cidade, dezenas de casas foram alagadas e perderam parte do telhado. Luiz Carlos Lopaituk, coordenador da Defesa Civil na cidade, explica que a maioria das casas que alagam durante as chuvas fortes estão construídas em terrenos irregulares. São áreas invadidas, que ficam em barrancos e próximos de rios e córregos que transbordam facilmente com as chuvas.
Lopatiuk informa que, em Ponta Grossa, existem mais de 7 mil famílias que ocupam áreas de risco, morando em casas e barracos erguidos em terrenos invadidos. Segundo Lopatiuk, a maioria das pessoas que mora nesses locais sofre com alagamentos durante os dias de chuva.
A prefeitura pretende resolver parte do problema criando novas áreas urbanizadas e retirando as famílias das áreas irregulares. De acordo com Lopatiuk, a Defesa Civil também faz campanha de conscientização para alertar as pessoas que vivem em locais de risco sobre o perigo a que estão expostas.Cesar FerrariDanos materiaisPinheiro caiu sobre imóvel, causando prejuízos e assustando as pessoas que estavam na casaGiovani Ferreira

mockup