Em Londrina, doações caem 15% com greve na UEL
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Celso Felizardo<br> Reportagem Local 
Londrina Na contramão do Estado, as doações de sangue em Londrina foram afetadas pela greve dos servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que administra o Hospital Universitário (HU). Sem coletas externas há três semanas, a projeção é que o banco de sangue termine fevereiro com redução de 15% nas doações.
O diretor do Hemocentro Regional de Londrina, Fausto Trigo, explicou que as atividades externas tiveram de ser canceladas por falta de funcionários, mas ressaltou que coletas na sede da unidade seguem normalmente. "Mais do que nunca precisamos da colaboração dos doadores, que eles venham até nós para não ficarmos desabastecidos", conclamou.
O hemocentro tem uma média mensal de 1,2 mil doações. Em janeiro, as doações aumentaram em torno de 10%, mas neste mês não deve chegar a mil doações. "Não tivemos como manter o ônibus às quintas pela manhã no Museu Histórico, pois com a greve a escala fica afetada." Segundo Trigo, a situação ainda não é alarmante, mas como não há previsão do término da greve, a preocupação é grande. "Enquanto perdurar a greve as coletas ficam restritas ao hemocentro. Contamos com a compreensão da população", declarou.
Em Maringá, o hemocentro também tem administração universitária. A greve na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no entanto, não afetou o estoque de sangue. Segundo a chefe técnica do órgão, Ângela Tessaro, os funcionários decidiram por manter os serviços básicos, inclusive as coletas externas. Segundo ela, a média de 30 doações diárias foi mantida. Porém, ela não descarta mudanças nas próximas semanas. "Por enquanto eles continuam com os trabalhos, mas a cada semana há uma reavaliação", disse.
O diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, reconheceu os impactos da greve em Londrina, mas ponderou ao informar que a queda pontual não causou impactos na rede. "O sistema funciona com 22 unidades espalhadas por todo o Estado. Estamos preparados para assistir qualquer uma delas em eventuais problemas, inclusive greves", garantiu.
As coletas de sangue em Londrina são feitas exclusivamente no Hemocentro, na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156, Vila Operária, anexo ao Hospital Universitário. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h30 e aos sábados, das 8 às 17 horas. Informações:(43) 3371-2356 e 3371-2218.


