EM LONDRINA - Obras no Aeroporto começam na segunda
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de abril de 2011
Érika Gonçalves<br>Reportagem Local 
A partir de segunda-feira, dia 4, os motoristas que trafegam nas imediações do Aeroporto de Londrina, na Zona Leste, devem ficar atentos. Terão início as obras para alargamento da pista e cobertura da área de embarque e desembarque, entre outras, o que também pode gerar transtornos e atrasos para quem for viajar.
O superintendente da Infraero, Marcus Pio, pede que as pessoas que vão ao Jardim Albatroz evitem passar pelo Aeroporto e usem a Avenida Santos Dummond. ''Quem tiver que viajar, por favor também chegue com pelo menos uma hora de antecedência, porque corre o risco de perder o voo. Pode haver dificuldade para estacionar, por isso quem tiver que buscar amigos ou parentes também deve evitar ficar muito tempo parado na área de embarque e desembarque'', solicita.
Entre as principais mudanças está a ampliação da calçada dos atuais dois metros para quatro metros. A cobertura da área de embarque e desembarque será ampliada e chegará até o estacionamento. O canteiro central, onde hoje estão os caixas eletrônicos e as palmeiras, será estreitado e haverá a construção de rampas de acessibilidade.
Segundo Paulo Alho, engenheiro civil da empresa Valoral, responsável pela obra, quando tudo estiver pronto haverá duas pistas para embarque e desembarque. ''Hoje essa pista entre os caixas e o estacionamento é usada apenas para passagem, futuramente vai ser possível desembarcar também.''
Os caixas eletrônicos devem ser instalados atrás de onde hoje está o ponto de táxi, que também será transferido de lugar. Os taxistas ficarão na pequena rua entre o posto de combustíveis e o estacionamento do aeroporto. Durante as obras ela ficará com mão dupla e o estacionamento será liberado apenas para os táxis. ''O motorista que estiver indo para o aeroporto e perceber que está congestionado pode já desviar o caminho'', explica Pio.
Ampliação
Até setembro deverá ser feita nova licitação para o estacionamento, com ampliação de vagas. ''Devemos passar das atuais 190 vagas para cerca de 300, com ampliação da área do estacionamento e também novo desenho das vagas atuais'', explica o superintendente.
Quem utiliza o ônibus coletivo também deve ficar atento pois enquanto durarem as obras o ponto deverá mudar de lugar, sendo instalado na Avenida Santos Dummond, em frente à academia ao ar livre. Os ônibus de turismo deverão fazer o embarque e desembarque no terminal de cargas. As reformas devem durar 10 meses e serão custeadas pela Infraero, com custo de R$ 1,8 mi.
ILS
Os usuários do aeroporto ainda deverão aguardar algum tempo até que o ILS, equipamento que permite pousos e decolagens em condições adversas, esteja instalado. Segundo o superintendente, é necessário que primeiro seja feita a desapropriação de áreas em torno do aeroporto para criar a zona de proteção.
Depois disso ainda deve haver o aumento da pista, melhoria de iluminação, implantação de estação meteorológica de primeira linha entre outras adequações, para só então o aparelho ser instalado. ''É um equipamento delicado, não posso ficar instalando e desinstalando, por isso teremos que aguardar essas obras primeiro'', informou Pio.


