Curitiba - O Tríduo Pascal é o nome dado à celebração que se inicia na quinta-feira Santa, é realizada na sexta-feira Santa e encerra-se no sábado de Aleluia. As celebrações começaram ontem, às 9 horas, na Catedral de Curitiba, onde foi rezada a Missa dos Santos Óleos. Foi realizada a benção dos óleos usados no Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Nesta missa, os sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais. De acordo com a Cúria Metropolitana, mais de 1,5 mil pessoas estiveram presentes.
A missa do Lava-pés também foi realizada ontem em diferentes paróquias. A missa celebrou a instituição da Eucaristia, fazendo memória da última ceia de Jesus. A cerimônia do lava-pés relembra o gesto de Cristo de lavar os pés dos seus apóstolos. No Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da XV, os missionários receberam milhares de fiéis para participar da celebração.
Hoje, quase todas as paróquias devem realizar suas procissões. De acordo com a Cúria Metropolitana, mais de 130 são realizadas em Curitiba. Uma das mais representativas é a que sai, às 15h45, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, passa pela Igreja Nossa Senhora do Guadalupe, e termina na Catedral, onde fieis de oito paróquias da Região Central se reúnem. A previsão é de que cerca de 5 mil fieis participem da procissão. Ao final da caminhada, o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, falará aos participantes, que depois beijarão o corpo de Cristo, conforme a tradição.

mockup