Em Cascavel, aulas na rede privada serão retomadas em 31 de agosto
Decreto municipal autoriza o retorno para o ensino superior, seguido do ensino médio a partir de 14 de setembro e do 9º ano do fundamental em 28 de setembro
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de agosto de 2020
Decreto municipal autoriza o retorno para o ensino superior, seguido do ensino médio a partir de 14 de setembro e do 9º ano do fundamental em 28 de setembro
Micaela Orikasa - Grupo Folha 
Em Cascavel (Oeste), as aulas presenciais nas instituições de ensino da rede privada já têm data de retorno. O decreto nº 15.621, publicado em 19 de agosto, autoriza a retomada das aulas no ensino superior a partir do dia 31 de agosto, mediante medidas de segurança.

No dia 14 de setembro, o retorno está programado para os alunos do ensino médio e no dia 28 de setembro para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. As autorizações, entretanto, poderão ser revistas conforme a matriz de risco expedida pela secretaria de Saúde de Cascavel, informa o documento.
Entre as medidas a serem cumpridas, o decreto recomenda a manutenção do ensino híbrido e facultativo aos alunos, especialmente entre aqueles que apresentam algum fator de risco, além da interdição dos bebedouros e a suspensão dos intervalos.
A instituição deverá ter um protocolo próprio de organização que deverá ser repassado aos alunos e fazer a marcação do distanciamento recomendado na entrada e saída, nos refeitórios, banheiros e na fila para verificação de temperatura. As carteiras que não serão utilizadas deverão ser demarcadas com um “X” e portas e janelas deverão ser mantidas abertas. O uso do ar condicionado e ventiladores deve ser evitado.
As medidas incluem também horários de entrada e saída intercalados; instalação de barreiras físicas de acrílico ou acetato sobre balcões de atendimento ao público, assim como o fornecimento de protetor acrílico aos trabalhadores; acesso limitado às dependências da escola e uso obrigatório de máscara e higiene das mãos.
No ensino médio e 9º ano do fundamental, os pais ou responsáveis que decidirem pelo retorno presencial do estudante deverão apresentar termo de ciência assinado. Além das medidas de segurança já citadas, as escolas deverão ainda proibir o compartilhamento de qualquer objeto e promover momentos e ações de acolhimento emocional aos estudantes e profissionais de educação.
Cascavel tem pouco mais de 328 mil habitantes e, segundo o boletim divulgado pela Sesa (Secretaria do Estado de Saúde) em 24 de agosto, 118 pessoas já morreram pela doença desde o início da pandemia e 5.863 casos já foram confirmados.


