De acordo com o Divisão de Estatística e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o número anual de evasões entre os alunos dos mais variados cursos é surpreendente. São alunos que pedem transferência, trancamento, ou mesmo que desistem do curso por não terem acertado na sua primeira escolha para o vestibular.
Só em 1998, por exemplo, 1.414 estudantes pediram afastamento da universidade. Destes, 774 pediram trancamento - procedimento que possibilita um retorno dentro de um prazo determinado -, 162 cancelamento, 82 transferência e 396 desistiram dos cursos.
Entre as desistências estão casos como o do estudante Leonardo Henrique Nardin, de 21 anos. Hoje no quarto ano da Faculdade de Administração e Economia (FAE), durante um bom tempo ele pensou em se dedicar ao marketing. Mas a certeza só veio depois que fez o teste vocacional.‘‘O que pretendo é terminar o curso de administração e depois fazer uma pós’’, completa Leonardo.
Nada parecido com uma de suas primeiras opções quando se inscreveu para o vestibular. ‘‘Fiz dois concursos’’, explica ele.‘‘Um para veterinária e outro para administração. Durante um bom tempo cheguei a cursar as duas. Mas hoje, nem em sonho penso em ser veterinário’’, garante. ‘‘Fiz dois testes vocacionais. E eles me ajudaram a confirmar isso’’, conta.(V.A.)

mockup