Em 108 anos, Tribunal de Justiça nomeia primeira desembargadora
Mauro FrassonRegina Helena Afonso Portes sai do Tribunal de Alçada para o TJO Tribunal de Justiça do Estado do Paraná nomeou ontem a primeira mulher desembargadora em 108 anos. A juíza do Tribunal de Alçada Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, 51 anos, foi indicada pelo Tribunal Pleno para o lugar do desembargador Ronald Accioly Rodrigues da Costa, que acaba de se aposentar.
A posse ainda não tem data marcada. Minha nomeação significa um desafio e uma honra muito grande. É atingir o auge de uma carreira, afirmou Regina. Quero que outras mulheres tenham a possibilidade de assumir cargos importantes.
O presidente do TJ, Sydney Zappa, afirmou que a partir da conquista do direito do voto até o alcance da plena igualdade aos homens, com o advento da Constituição de 1988, os sentimentos preconceituosos, que tolhiam a independência feminina, tendem ao completo desaparecimento.
Regina Portes também foi a primeira juíza do Tribunal de Alçada, em 1992. Ela nasceu em Ribeirão Preto (SP), mas veio ainda cedo para Curitiba. A primeira desembargadora do TJ se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná. Durante 20 anos, advogou nas áreas cível, criminal e, principalmente de Família. Nessa época, pertenceu ao grupo de advogados do escritório Professor René Dotti. Foi também a primeira mulher a ser vice-presidente da Ordem dos Advogado do Brasil(OAB) - Seccional de Curitiba. Fez parte do Instituto dos Advogados do Paraná e da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica.
Na mesma ocasião, o presidente do TJ assinou portaria, nomeando o juiz Roberto Sampaio da Costa Barros para o Tribunal de Alçada. Barros era juiz de Direito substituto em segundo grau.





