Se o Brasil vive uma época cada vez mais polarizada, pelo menos em uma coisa todos concordam: quem não gosta de receber um elogio? Em tempos de pandemia, qualquer mensagem positiva é bem-vinda. Para quem trabalha na linha de frente do combate à Covid-19, como médicos, enfermeiros e demais auxiliares, ser agraciado assim pode servir como uma catapulta para oferecer um tratamento melhor e mais humanizado para quem foi infectado pela doença.

Imagem ilustrativa da imagem Elogios a servidores da Saúde de Londrina crescem durante a pandemia
| Foto: Emerson Dias/N.Com

Diante desse cenário, a FOLHA quis saber se os servidores municipais da Secretaria de Saúde têm recebido esse "afago" da população desde março, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o estado de pandemia. O serviço de elogiar um funcionário ou órgão público está disponível por meio da Ouvidoria-Geral do Município de Londrina, que forneceu os dados à reportagem pela Lei de Acesso à Informação.

O período pesquisado compreende os meses de março a outubro, deste especificamente até o dia 5. Nesse tempo, foram 139 elogios, sendo 63, ou seja, quase a metade para os trabalhadores da Saúde. As declarações não se referem somente a atendimentos do coronavírus, mas da quantidade direcionada aos servidores, 23 referem-se diretamente à Covid-19. ´

Conforme a lista, o enaltecimento aos funcionários começou a aparecer de forma mais tímida em março, quando três elogios foram registrados. Após uma pequena oscilação entre abril e maio, a Ouvidoria identificou um salto expressivo no final de julho. Foi a época em que a Prefeitura de Londrina lançou a campanha "Elogio também faz bem para a Saúde", que consiste em reforçar o envio de palavras de otimismo e reconhecimento. O ritmo de encaminhamento das mensagens permaneceu positivo entre agosto e setembro.

A iniciativa foi absorvida da CGU (Controladoria-Geral da União), mas adaptada para Londrina. "O elogio faz bem para todo mundo. Alguns desses profissionais estão longe de suas famílias há muitos meses, outros deixaram de ir para a própria casa para evitar a infecção dos familiares. Boa parte da população não sabe a realidade e o risco que essas pessoas enfrentam. Quando lançamos o projeto, veio uma enxurrada de mensagens, muitos elogiando os servidores dos postos de saúde. Elogiar não é massagear o ego, mas reconhecer o esforço de alguém", disse o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches Vicente.

Para a psicóloga Ana Eliza Saab Bastos Casagrande, do Instituto Conectar, os elogios aos servidores da Saúde podem ter uma influência em uma rede inteira de atendimento. "Ao serem elogiados, eles são incentivados a cuidar melhor dos doentes, a se dedicarem mais por aquela causa e terem mais energia em uma rotina que já é muito estressante. É honrar quem coloca às vezes a própria vida em favor de outros", explicou a especialista.

Quer elogiar? Saiba como

É só entrar na página da Ouvidoria-Geral no Portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br) e preencher o formulário que está lá disponível 24h. Você clicar neste link para seguir direto para a página. Se preferir, pode ligar para 3372-4531 ou 3372-4533, no período da manhã, das 9h às 14h, ou à tarde nos telefones 3372-4530 ou 3372-4532, das 12 às 17h45.