Lúcio Horta
De Londrina
A convocação de uma eleição para o cargo de diretor-geral do Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic) Dolly Jess Torresin, na zona sul de Londrina, feita pela Prefeitura de Londrina, desagradou a todos, tanto grupos de situação quanto os da oposição. O pleito foi divulgado na segunda-feira, com a publicação da portaria número 10, da Secretaria Municipal de Educação, e ocorre amanhã, das 10 às 20 horas, na própria escola.
A Associação de Moradores do Jardim União da Vitória – uma entre 12 associações que defendem mudanças na direção do Caic – reclamou que a prefeitura havia se comprometido a realizar a eleição no dia 31, com participação de funcionários, professores, alunos e pais de alunos. A data, no entanto, foi antecipada, e somente professores e funcionários poderão votar.
O presidente da Associação, Clemente Vieira de Lima Neto, o ‘‘Kel钒, afirma que, além de restringir, a eleição marcada em cima da hora impossibilitou a organização de uma pauta de propostas para a campanha. ‘‘Acho que o secretário (municipal da Educação, José Dorival Perez, que está organizando o pleito) foi incoerente com a gente porque não deu tempo para a gente trabalhar’’, disse.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), por outro lado, sustentou que a eleição é política e tem forte influência dos vereadores Sidney de Souza (PST) e Antonio Ursi (sem partido). Segundo o presidente do Sindiserv, Gláudio Renato de Lima, os vereadores estão incomodados com o bom trabalho realizado à frente da escola pelo atual diretor-geral, Amauri Pereira Cardoso. O diretor, segundo o sindicato, estaria se transformando num forte adversário político.
Gláudio de Lima lembrou que o prefeito Antonio Belinati (PFL) assegurou, há um mês, que o atual diretor seria mantido no cargo até dezembro do ano que vem, quando serão realizadas eleições gerais em todas as escolas municipais de Londrina. ‘‘Infelizmente isso não ocorreu. É lamentável e preocupante. O município tem 64 escolas e já imaginou se o critério político valer para todas?’’, questiona.
O secretário da Educação, José Dorival Perez, assume a responsabilidade pela antecipação do pleito – que ele prefere chamar de ‘‘processo de consulta’’ – do dia 31 para o dia 26. ‘‘O clima está muito tenso e, para não prejudicar os alunos, resolvemos antecipar’’, disse.
Enquanto a polêmica se instala, dois candidatos já confirmaram participação na eleição: o próprio Amauri Cardoso, atual diretor, e a professora Márcia Maria Lopes. A idéia do grupo de Márcia – apoiada pelas associações e pelo vereador Ursi – é ingressar ainda hoje na Justiça com uma ação, com pedido de liminar para impugnar as eleições de amanhã e transferi-las para outra data. Assim, daria tempo de articular melhor a candidatura.
‘‘A partir de amanhã (hoje) estou em campanha. Mas reconheço que é humanamente impossível fazer uma campanha em um dia. Esse foi um artifício insensato do secretário’’, disse Márcia. ‘‘Sendo um processo interno, ela terá o dia todo de amanhã (hoje) para dar seu recado, sem muito problema. Mas o Judiciário está à disposição’’, respondeu Dorival Perez. O prefeito Belinati acrescentou: ‘‘As críticas a gente respeita. Mas o que deu para sentir é que, qualquer que fosse a decisão, ela não iria agradar a 100%. Os ânimos estão muito exaltados.’’Portaria da Secretaria de Educação convoca ‘processo de consulta’ para a direção da escola; medida desagrada situação e oposição
Arquivo FolhaCENTRO DO PROBLEMACrianças deixam o Caic; no detalhe, o diretor Amauri Cardoso: ‘‘Promover a cidadania em escola pública’’

mockup