“Foi um susto”, diz a neta do senhor de 105 anos que teve teste confirmado para Covid-19 em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). Ele procurou o Hospital Santa Casa da cidade no dia 6 de junho com diarreia e falta de apetite. Durante internação, foi colhido exame, que apresentou resultado positivo para novo coronavírus. Apesar do diagnóstico, o idoso respondeu bem aos tratamentos, teve alta no domingo (14) e agora e se recupera em isolamento domiciliar.

Imagem ilustrativa da imagem 'Ele está superbem', diz neta de idoso de 105 anos diagnosticado com Covid-19
| Foto: Sergio Ranalli - Grupo Folha 06-08-2015

O morador de Arapongas deve ser a pessoa mais idosa a vencer a Covid-19 no Brasil. No final de maio foi divulgado o caso de uma mulher, também de 105 anos, de Manaus, que foi diagnosticada com a doença e recebeu alta após ficar 30 dias internada.

“A gente pegou o teste dele ontem, ele até ficou surpreso, a gente está assustado”, comenta a neta, em entrevista à FOLHA. Nesta terça-feira (16), familiares e pessoas que tiveram contato com o idoso farão os testes. Ela explica que o avô não saía de casa, mas que vive com a esposa de 98 anos e é assistido pelos filhos e por uma cuidadora, que não apresentaram sintomas.

Apesar do impacto da notícia, ele segue o tratamento em casa. “Ele está superbem, se recuperando. Vamos acreditar que até já passou, porque ele teve uma fase aguda”, menciona. O paciente foi atendido pelo clínico geral Michel Aoki, mas o médico infectologista Flavio Kazuma, ambos do Hospital Santa Casa, foi chamado por já acompanhar o histórico do paciente. “Ele chegou desidratado e mostrava um quadro infeccioso. Como ele já iria fazer uma tomografia de abdômen, por conta da diarreia, foi pedido também a tomografia do tórax”, conta Kazuma.

BOA SAÚDE

O médico explica que diarreia faz parte do quadro de sintomas da Covid-19 e que a tomografia do tórax apresentou lesões compatíveis com a infecção. “Então, a gente colheu o exame e instituímos as precauções, mas não estávamos com grandes expectativas (para o diagnóstico positivo), porque ele evoluía bem, mesmo assim, seguimos com o protocolo para diarreia e suspeita de Covid-19", afirma o infectologista. Assim que obteve melhora, já com a confirmação, o idoso recebeu alta para continuar a recuperação em casa.

O médico aponta que há dificuldade de diagnóstico no idoso extremo. “Nessa faixa etária, às vezes nem faz febre, como foi esse caso específico, então temos que ficar atentos aos pequenos sinais, às vezes é uma respiração pouco mais ofegante, tosse, pulmão mais carregado, ou diarreia e perda de apetite”, afirma. Kazuma também salienta que o paciente em questão tem boa saúde, não possui doenças importantes associadas e espera que até o dia 20 ele já esteja liberado.

SEGURANÇA

Os funcionários que tiveram primeiro contato com o paciente, que inicialmente se queixava de diarreia, estão sendo monitorados e Kazuma aponta que desde a internação do idoso, no dia 6, ninguém teve manifestação da doença. “Já é uma rotina todos os funcionários usarem máscara, a gente acredita que não houve contaminação de ambiente e infecção dos funcionários”, aponta.

O exame de confirmação de coronavírus no idoso saiu no domingo (14) e o infectologista aponta que há um acompanhamento sobre os casos na unidade. “O hospital junto com a prefeitura tem um programa de biossegurança, que consiste em fazer o teste rápido em todos os funcionários. A prefeitura testou todos há três semanas, então, já temos o mapeamento inicial, provavelmente teremos a segunda bateria”, aponta.

MAIS IDOSO

Arapongas já teve outro caso de uma senhora de 92 anos que chegou a ser internada por coronavírus e também recebeu alta. “A gente fica muito contente com essas notícias, a cidade já teve três óbitos, inclusive, de pessoa saudável com comorbidade não tão grave e mesmo assim não resistiu. Quando surgem esses casos de recuperação, a gente tem que comemorar”, afirma o secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.

A família chegou a pesquisar quem seria o paciente mais velho a se recuperar da Covid-19 no Brasil. “A gente encontrou notícia de uma pessoa de 105 anos, mas que faz aniversário em maio, meu avô fez em novembro”, afirma a neta do paciente de Arapongas.

Ela acredita que com a recuperação do avô, ele se torne o paciente mais idoso a superar a infecção. “A história de vida do meu avô é muito interessante, ele sempre resiste. A gente não imaginou que ele teria Covid-19, mas ele vai resistir”, fala com confiança.

Imagem ilustrativa da imagem 'Ele está superbem', diz neta de idoso de 105 anos diagnosticado com Covid-19