O juiz da Vara da Infância e Juventude, Ademir Ribeiro Richter, vai nomear uma nova interventora para a Unidade Social Oficial de Internação de Londrina (Usoil), o Educandário. A intervenção foi concedida liminarmente no último dia 18 e a especialista Laura Okamura deveria ter assumido no início desta semana.
Segundo o juiz, os diversos compromissos de Laura e a impossibilidade de manter contato com a profissional estão prejudicando o processo. Laura foi indicada pelo Ministério Público e é doutoura na área do adolescente infrator. ''Ela tem muitos compromissos e está sempre viajando, não vejo que seja viável ela atuar na unidade que precisa de atenção 24 horas'', comenta o juiz. Ele adianta que ainda não tem nenhum nome para a substituição, mas pretende fazer a alteração até segunda-feira.
A intervenção foi motivada por ação proposta pela Promotoria da Infância e Juventude face a uma série de problemas na unidade inagurada no final de julho. Rebeliões, fugas, ocorrência de maus tratos e agressões foram registradas nas primeiras semanas de funcionamento. O processo está baseado em denúncias de funcionário e do Conselho Tutelar.
Outros problemas apontados são relacionadas às más condições do prédio. O Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) já iniciou parte das reformas.

mockup