Três professoras de ensino fundamental da rede municipal de Londrina foram selecionadas para receber bolsas de estudos oferecidas por diferentes programas internacionais e participar de capacitações no exterior, entre o fim deste ano e o início de 2023. Além de Bruna Yamashita, cuja reportagem da FOLHA foi publicada na segunda-feira (15), as professoas Jozélia Tanaca e Helena Mozzato foram selecionadas para capacitação em língua inglesa.

Para ser aprovada entre os 486 docentes que participarão do PDPI (Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês), a professora Jozélia Tanaca, que atua no apoio pedagógico de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação, precisou passar por um processo seletivo com mais de 2 mil inscritos. A docente Helena Mozzato, que ensina inglês na Escola Municipal Carlos Kraemer, também foi selecionada pela iniciativa.

Desenvolvido pela Comissão Fulbright Brasil, em parceria com a Capes e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o PDPI possibilita a participação de professores de inglês em um curso com duração de seis semanas, entre janeiro e fevereiro de 2023, em universidades dos Estados Unidos.

Após 26 de agosto, os bolsistas selecionados receberão informações sobre as universidades e cidades nas quais participarão das atividades voltadas tanto ao aprimoramento linguístico quanto ao aperfeiçoamento de metodologias para ensino de inglês no Brasil.

Jozélia Tanaca: "Ao fazer cursos como esses temos a chance de realizar a troca de vivências e experiências"
Jozélia Tanaca: "Ao fazer cursos como esses temos a chance de realizar a troca de vivências e experiências" | Foto: Arquivo Pessoal

DIA A DIA EM INGLÊS

“Inicialmente, eu havia participado da seleção em 2019, quando fiz uma prova de inglês em Curitiba. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o curso que estava programado para 2020 foi cancelado e, por isso, o edital foi relançado dois anos depois e, então, tive que participar do teste mais uma vez”, explicou Tanaca.

De acordo com a professora, o curso realizado no exterior é uma oportunidade não só de adquirir conhecimento por meios institucionais, mas também de ter vivências do dia a dia em inglês. Ela destacou, ainda, que Londrina é uma cidade pioneira no ensino da língua inglesa para crianças, disponibilizando programas para estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal, desde 2008, através do projeto Londrina Global.

“Sempre procurei me aprimorar e buscar conhecimentos e metodologias para a rede pública de ensino. Nossas equipes são formadas por profissionais qualificados e engajados, e ao fazer cursos como esses, temos a chance de realizar a troca de vivências e experiências com nossos parceiros", explica a professora. "No âmbito da rede municipal, nosso objetivo é ampliar ainda mais o ensino de inglês, para que todas as escolas passem a contar com professores ministrando aulas presencialmente. Por isso, a capacitação do PDPI vem ao encontro dessa meta.”

ATUALIZAÇÃO

A docente Helena Mozzato disse que está animada para participar da capacitação, e que se esforçou bastante para conseguir a bolsa. “É necessário estarmos sempre atualizando nossos conhecimentos e, após participarmos desse curso, vamos divulgar o conhecimento obtido, inclusive por meio de relatórios. Portanto, considero essa ação muito válida para a rede”, pontuou.

Helena Mozatto:  “É necessário estarmos sempre atualizando nossos conhecimentos"
Helena Mozatto: “É necessário estarmos sempre atualizando nossos conhecimentos" | Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a diretora Pedagógica da SME, Mariângela Bianchini, a participação de profissionais da rede municipal em capacitações de nível internacional contribui para propiciar ainda mais qualidade aos serviços oferecidos à população. “Esses cursos promovem a aprendizagem e a renovação, que é o que move a educação. Além de serem grandes oportunidades para elas, essas iniciativas vão beneficiar também o trabalho que é desenvolvido pelas equipes do Município na área da educação”, pontuou. (Com informações do N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1