A Secretaria de Educação de Londrina conseguiu solucionar o problema das vagas para crianças da pré-escola do Jardim Parati e Conjunto Chefe Newton (zona norte). Cerca de 70 crianças ficaram sem espaço depois que a Escola Municipal Cláudia Rizi passou a atender somente alunos de 1 a 4 série, devido ao aumento no número de estudantes. A escola está com 515 alunos, mesmo número atendido no ano passado quando a pré-escola ainda funcionava
.
A secretária de Educação, Magda Tuma, explicou que 20 crianças estavam em condições de iniciar a 1 série e foram divididas na Escola Municipal Sônia Parreira Debei e na Cláudia Rizi. As outras 50 serão atendidas através de um acordo firmado com os moradores do Conjunto Chefe Newton, que cederam o centro comunitário, e o Centro de Educação Infantil Maria Helena Januário, que dará o atendimento profissional. O centro de educação já possui convênio com a prefeitura e aceitou aumentar o número de crianças. O Centro Comunitário do Chefe Newton passará por reformas de adequação para abrigar as crianças.
A promotora da Infância e Juventude, Edina de Paula, que se reuniu ontem com Magda Tuma para solucionar a questão, salientou que pretende discutir desde já a questão das vagas nas escolas para o ano que vem. ''Assim evitamos enfrentar esse problema novamente'', apontou.