A secretaria de Educação de Londrina abriu um chamamento púbico para credenciar empresas e/ou instituições educacionais de ensino de robótica para participar de um projeto-piloto de Introdução à Robótica Educacional nas escolas municipais. O projeto é voltado aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e iniciará no primeiro semestre de 2020, com duração mínima de um ano. Ele será desenvolvido nas escolas municipais selecionadas pela secretaria, com atendimento semanal de até duas horas. O chamamento fica aberto até o dia 29 de novembro.

Inicialmente, a SME não terá custos com o projeto, pois não haverá repasse de recursos públicos para os credenciados para o desenvolvimento da iniciativa. Mirella Cito Botti, do Apoio Pedagógico de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação, da SME, explicou que as escolas municipais ainda não têm nenhum projeto de robótica, apenas um piloto de introdução à linguagem de programação do Programa WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware, de iniciativa do CTI Renato Archer, com parceria do Instituto Federal do Paraná e desenvolvido na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico.

“Queremos iniciar este trabalho, justamente para mostrar os ganhos que isso traz para os alunos, para que possamos conseguir recursos para poder investir na rede municipal, nesta área. A robótica traz muitos benefícios, dentre eles o desenvolvimento da criatividade e dos raciocínios lógico, analítico e crítico, desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, além de estimular o trabalho em equipe.”