Começou ontem em Maringá uma nova campanha para a limpeza da cidade. Cartilhas com linguagem bastante acessível e desenhos ilustrativos foram distribuídas aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas. Em seis páginas, os leitores recebem instruções de como manter terrenos e vias públicas limpos, separar o lixo reciclável e, principalmente, promover a conscientização sobre a importância da manutenção da limpeza da cidade.
A idéia da campanha, de acordo com a secretária de Educação de Maringá, Maria Sperandio Cremm, é mostrar que a ação em prol da limpeza da cidade deve ser coletiva, envolvendo a família, os vizinhos, os moradores do bairro, enfim, toda comunidade. Segundo ela, as cartilhas foram elaboradas com linguagem e desenhos direcionados para as crianças porque elas são mais suscetíveis a esse tipo de apelo. Além disso, as crianças têm maior capacidade multiplicadora e deverão discutir os objetivos da campanha em casa e no convívio com outras pessoas.
No total foram confeccionadas 50 mil cartilhas. ‘‘A intenção é fazer outras campanhas para dar continuidade a este projeto educacional que atinge toda a população’’, explica Mara. Além da limpeza da cidade, a cartilha também ensina a preservar os bens comuns como escolas e telefones públicos. A entrega do primeiro lote de cartilhas aconteceu ontem no Instituto de Educação.
Operação limpeza A Prefeitura de Maringá pretende desencadear até o final do ano uma ‘‘operação limpeza’’ nas proximidades da velha rodoviária. Apesar do terminal de transporte intermunicipal ter mudado para outro local há quase um ano, o comércio que ficou nas imediações da antiga rodoviária atrai desocupados e prostitutas. Fiscais de vários setores da prefeitura vão visitar todo o comércio na área e fechar tudo que não estiver dentro das normas.Marcos NegriniEstudantes recebem cartilha que ensina a manter a cidade limpa com ilustrações e linguagem acessíveisLucinéia Parra